Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

6 de ago. de 2012

Resenha: O Casamento - Nicholas Sparks

Informações:
  • Título Original: The Wedding
  • Autor: Nicholas Sparks
  • Editora: Arqueiro (cortesia)
  • Páginas: 224
  • ISBN: 9788580410563
Sinopse: Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.

Resenha: Como não podia deixar de ser, assim que vi que a editora Arqueiro lançaria no mês de julho o livro O Casamento do autor Nicholas Sparks, sequência de O Diário de Uma Paixão, não pude conter minha curiosidade e vontade em lê-lo. Isso porque, como vocês já devem saber, sou fã de carteirinha deste autor que nos emociona e envolve com suas narrativas sempre cheias de romance.
 
Neste livro não podia ser diferente. Os personagens são simples, mas extremamente carismáticos e é incrível o talento que o autor tem de nos transportar às suas vidas. Algo que pude sentir claramente durante a leitura é dor a qual o protagonista da trama enfrenta quando seu casamento está praticamente em ruínas. Isto é algo que só pode ser sentido por quem o vive: saber que você ama sua esposa mais que tudo, mas não saber se ainda é retribuído e, mesmo que nunca tenha vivenciado algo como isto, o autor me fez sentir tudo aquilo que Wilson sentia todas as vezes em que sua mulher lhe era indiferente. E apesar da história ser toda narrada pelo homem, sempre que Jane estava com ele era perceptível parte de sua vontade de ter um relacionamento melhor com o marido e até alguns vestígios de decepção com o casamento.
 
O livro é de fácil leitura, com os capítulos medianos e uma história que não conseguia me fazer parar de ler. O final é, sem sombra de dúvidas, a melhor parte do livro que me deixou, para dizer o mínimo, surpresa e encantada com a forma com que o autor conduziu a trama. Não é algo que, tenho certeza, a maioria irá imaginar e mostra que o amor e a força de vontade podem sim mudar uma pessoa, seja ela como for e isso conseguiu ser passado para nós leitores do melhor jeito possível, dando um maravilhoso desfecho à trama.
 
Apesar de a história ser continuação de O Diário de Uma Paixão, para o entendimento desta segunda não é necessária a leitura do anterior. Isto porque o autor explica, em resumo, tudo o que aconteceu no livro anterior com seu sogro – protagonista do primeiro livro. Mas é claro que, se você é alguém que pretende ainda conhecer a história de Noah e Allie com maiores detalhes, seria interessante sua leitura primeiro.
 
Sendo assim, mais uma vez posso afirmar que minha admiração por Nicholas Sparks só tem crescido. Sua maravilhosa capacidade de transformar os sentimentos dos personagens em palavras é algo que ainda me emociona, e apesar de ter visto alguns comentários sobre a trama ter sido um tanto devagar no começo, isto não aconteceu comigo. Em minha opinião tudo caminhou de forma certa e leve mostrando que nem todos os casamentos, sejam de longa data ou recentes, são perfeitos, mesmo que ainda exista amor entre os cônjuges.

Nota: ☻☻☻☻☻ (Ótimo - Favorito)

19 comentários:

  1. Esse lindo é lindo demais, sem dúvida, um dos meus favoritos! Nicholas Sparks sempre me deixa encantada e apaixonada por seus livros!
    Ele já se tornou um mestre em romances e um dos melhores né?

    Beijinhos flor!

    Bianca - http://naestantedabia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só li um livro dele e amei. Agora tenho dois aqui em casa e em breve estarei lendo, e quero muuuuuito ler esse também. Adorei!

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade em ler o livro, espero gostar, assim como você;
    Um beijão, resenha perfeita ;)
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa!
    É tão bom quando um livro funciona pra gente, né?
    Acho que vou gostar desse por falar dessa questão do casamento, é um tema tão real! Acho que é sempre importante conhecermos todas as facetas de um relacionamento, ainda mais com tantos casamentos acabando em divórcio nos dias de hoje.
    Enfim, a história deve ser bem bonita e quero muito ler, amei O Diário de Uma Paixão!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, confesso que não sou muito fã do Nicholas Sparks, mas a sua resenha ficou tão boa que eu fiquei bem curiosa em relação a este livro haha, ótima resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Awnnnn, quero ler, pra ontem! Ja li Diário de uma Paixão e despensa comentários... então quero muito ler O Casamento e ver o que o Sparks bolou nesse livro, porque talento não lhe falta (quero ver a relação com Diário de uma Paixão)!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa!
    Decide ler O Casamento apenas depois de ter lido O Diário de uma Paixão e por isso acredito que vou demorar um pouco até poder ler ele. Acredito que o próximo livro que vou ler do Nixk seja Um Amor para Recordar, comprei o livro recentemente e estou bem animado para ler.
    Mas estou super ansioso para me aventurar em mais uma das linda narrativas do Nicholas, tenho certeza que irei amar. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa, muito legal sua resenha sobre o livro. Eu nunca tive vontade de ler Diário de uma paixão, mas ganhei O casamento em uma promoção e não consigo ler o segundo livro sem ler o primeiro o.Õ Aí já viu, né? Mas espero que seja uma das minahs próximas leituras.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dessinha!
    Gosto muito dos livros do Nick, e apesar de ter um pressentimento meio doido que esse não será dos meus favoritos, e que não chega nem perto do Diário de Uma Paixão, ainda assim quero lê-lo. Até porque tudo que ele lança sinto a necessidade de conferir hehe
    O tema é interessante, mostra um casamento desgastado pelo tempo e um homem que pelo visto tem problemas em demonstrar os seus sentimentos, algo que é muito comum e crível. Espero que eu também goste do desfecho! ^^
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua resenha sobre o livro. Amei ler o livro Diário de Uma Paixão, então tenho certeza que também vou amar ler O Casamento.

    ResponderExcluir
  11. Adoro como esse autor transforma fatos cotidianos em maravilhosas histórias, eu adoro os livros dele. :)

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler, esse livro assim como todos os livros de Nicholas Sparks são todos otimos ;D

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha. Quero muito esse livro.. só que so vou poder lê-lo depois q eu ler Diário de Uma Paixão.. ja que é continuação né hahaha' Mais que muuuito ele *-*

    Beijooos ;*

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da sua resenha. :)
    Os livros do Nicholas Sparks não fazem muito meu estilo, mas, por ler tantos comentários positivos sobre eles pela blogosfera, até tenho vontade de dar uma chance ao autor. Pretendo começar com A Escolha.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  15. Eu sou a maior fa do Nicholas. Tenho o Diario de uma paixao, ja assisti o filme e quero muito esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Dessa, não sou a maior entusiasta do Nicholas Sparks, mas é bem verdade que ele consegue emocionar seu leitor quando quer. "Diário de uma Paixão" apenas pude assistir ao filme e, puxa vida, fiquei emocionada com a história de Noah e Allie, o que me leva a crer que essa continuação será bastante interessante também.
    Sua resenha ficou ótima =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Não cheguei a ler o livro O diário de uma paixão, mas assisti o filme e gostei muito.
    Acho que os livros de Nicholas Sparks devem ser mesmo apaixonantes. O casamento parece ser envolvente, porque você disse que não conseguia parar de ler!

    ResponderExcluir
  18. Ameeeeeiiiiiiii a resenha!! Não vejo a hora de ler este livro!!!

    Passei aqui pra conhecer seu blog. Nos encontramos na Bienal, naquela stand que ocupamos pra fazer um lanchinho!!!

    Vou aproveitar e participar da promo!!

    Se quiser conhecer o meu tbm, fique a vontade

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/


    Ah! Adorei aqui, vou voltar mais vezes

    ResponderExcluir
  19. Lindo *-* ahh eu amo o Nicholas demais! Como escreve esse homem! Os livros dele são tão gostosos de se ler! Perfeito esse lançamento!

    ResponderExcluir