Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

19 de jun. de 2012

Resenha: Garota Replay - Tammy Luciano

Informações:
  • Autora: Tammy Luciano
  • Editora: Novo Conceito Jovem (cortesia)
  • Páginas: 144
  • ISBN: 9788581630076
Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças.
Resenha: Mesmo com os vários comentários medianos que havia lido sobre este livro, sempre tive uma certa curiosidade em lê-lo. Queria saber como seria o desenvolvimento da trama e qual seria a explicação da existência da Replay. Isto, somado ao possível romance existente na história, sempre chamou bastante minha atenção e assim que tive oportunidade, comecei a leitura.
 
A trama é bem envolvente e rápida de ser lida, principalmente por lidarmos com uma adolescente como personagem que dá a impressão de estarmos lendo um diário, onde nos apresenta toda sua vida. Podemos perceber que Thizi é como a maioria das pessoas da sua idade e tem muitas dúvidas sobre namorados, faculdade, seus pais e começa até a questionar ela mesma quando se depara com a segunda garota. Mas, apesar de ser uma garota por muitos motivos cativante, por vezes Thizi se mostrou um pouco infantil. Já tinha visto este comentário em algumas outras resenhas do livro e não pude deixar de concordar enquanto lia a obra. Além disso, achei que a protagonista quando conhece melhor sua Replay, aceita sua existência muito rapidamente o que provavelmente não aconteceria na vida real, ainda mais considerando o motivo de sua aparição. Pelo menos, ao final tudo é explicado e podemos perceber que este não é, na verdade, um ponto assim tão fora da realidade.
 
Um outro problema que encontrei no livro e que também já tinha visto alguns comentários sobre é o tipo de linguagem utilizada nele. Sei que a intenção da autora era justamente nos mostrar o mundo jovem e sua forma bem coloquial de se expressar, mas o excesso de gírias locais acabou por se tornar um pouco forçado para mim, como se existissem unicamente para que não esquecêssemos que estávamos lendo um livro jovem. Sei que jovens não falam e provavelmente nunca falarão formalmente entre si, mas o livro poderia ter utilizado apenas a linguagem mais simples, sem o uso das gírias.
 
O ponto do livro que mais me agradou e que considerei como sendo seu ponto forte é o mistério em torno da Replay, que é nos é revelado depois da metade do livro. Eu posso afirmar que nunca imaginaria o desenrolar que essa história teve e preciso parabenizar a autora pela sua imaginação, que nesse ponto conseguiu me surpreender. Todo esse mistério se tornou o impulso para que continuasse a leitura empolgadamente e posso dizer que gostei bastante do resultado, onde descobrimos junto com Thizi o que realmente aconteceu em sua vida.
 
Garota Replay é um livro bom principalmente porque consegue nos surpreender e nos envolver em um mistério muito bem pensado e em um romance bem típico de livros adolescentes. Mas, fora isso, infelizmente o livro deixou um pouco a desejar na minha opinião, não podendo assim, ter sido classificado como algo mais.

Nota: ☻☻☻☺☺ (Bom)

15 comentários:

  1. Lii esse livro e adoreii! Sei que achou mediano, mas para mim principalmente por causa do final...ganhou 10! ADorooooooo!^^ Gostei da sinceridade da sua resenha.
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou curiosa para lê-lo, muiutas pessoas estão falando dele -nem tão bom assim.- mas, acho que é isso que esta me deixando curiosa. uahs
    Adorei a resenha.
    Um beijo
    http://livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sendo sincera, nunca tinha lido uma resenha inteira desse livro, porque não tinha interesse mesmo, só lia por cima e tinha percebido que as opiniões eram mais ou menos como a sua. Mas por não ter lido, não sabia que existia uma garota replay, o que é totalmente "TÁ NO TÍTULO" HAUHAUH, mas sério.. Devo ser bem lerdinha, mas não tinha pensado nisso (e nem lido a sinopse do livro!). Enfim, sua resenha me deixou curiosa, pois foi a unica que li e que deixou eu conhecer o livro ^^
    Parabéns pela sinceridade ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua opinião... Realmente é um bom livro, mas deixou a desejar em alguns momentos...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  5. Hey
    Ainda não li o livro, minha prima que pegou ele para resenha de lá do Obsession...
    Essa parte da ideia da autora para revelar sobre a Replay é que mais me intriga e me deixa curiosa HAHA

    O livro parece ser rápido, quando puder pego emprestado.!

    beijos e uma ótima quarta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!

    Também acho que a autora abusou na criatividade ao criar a estória!! É realmente rapidinho de ler e super divertido.


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa!
    Já li várias resenhas de Garota Replay e quase todas levantam os mesmo pontos negativos que você. Não acho que o livro se encaixe no meu estilo de leitura, nunca senti vontade de ler o livro e acho que isso não vai mudar não, até pq os comentários são sempre dizendo que o livro é bem mediano. Então não acho que esteja perdendo tanto coisa ao não ler, deve ser interessante, bom para passar o tempo, mas tenho tanto coisa para ler, coisas que provavelmente irão me entreter mais, que acho melhor passar a leitura dele.
    Beijão! ;*

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está me aguardando em minha estante, mas não estou tão ansiosa para lê-lo. Foi bom ler uma resenha de alguém que gostou moderadamente do livro, pois, até hoje, só tinha lido resenhas de quem detestou (o que estava me desanimando bastante). Espero também me surpreender com mistério da replay. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa!
    Acho que Garota Replay é aquele típico livro que é ótimo para uma faixa etária bem teen, digamos, uns 13, 14 anos. Eu gostei até certo ponto, acho que algumas coisas poderiam ter sido melhor desenvolvidas, como o relacionamento dela com o Tito, que não conseguiu me cativar. Também não gostei do excesso de gírias como você mencionou, e a Thizi por vezes nos irrita com as suas atitudes um tanto infantis. Mas até que o mistério com a replay é satisfatório e eu realmente não imaginava aquele final, o que foi um ponto positivo. Acho que no geral, as nossas opiniões foram bem parecidas! ^^
    Beijão!
    Ah, e desculpa pelo meu pequeno sumiço, peguei uma virose horrível e quando passo muito tempo no computador já começo a piorar. Depois passo aqui para assistir o seu vídeo, sempre adoro as suas caixinhas e tô louca para ver!
    =*

    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa! Estou bem anciosa para ler o livro, talvez pelas tantas críticas feitas... Fiquei curiosa para saber mais sobre a existência da 'replay' rsrs! Adorei a resenha!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  11. Andressa, o que mais gostei em sua resenha foi a abordagem com bastante alcance que você fez. Muitas vezes e comum ler resenhas onde, por questões diversas, os blogueiros e blogueiras só tem pontos positivos para ressaltar. Isto não aconteceu com sua resenha de "Garota Replay". Você deu sua opinião crítica de forma bastante convincente. Coube a nós, que ainda não lemos este livro e, baseados em sua percepção do mesmo, julgar se ele merece espaço em nossa estante. Este é um livro que eu leria. E vou usar sua resenha como peso na minha balança de interesses. Abraços e sucesso.
    Visite também: www.anotacoesdeumbardo.blogspot.com. Lá o Bardo sempre terá uma boa canção para algum bom livro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa,adorei te ver lá no blog, fico muito feliz.
    Eu acho aquela parte tão fofa, claro que no final tem umas bem lindas mas seu se colocasse acabaria criando Spoilers :/
    Um beijo
    A resenha do livro esta aqui.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/2012/06/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html

    ResponderExcluir
  13. Oi, Andressa.
    Vc confirmou o que li em algumas resenhas, mas deixou algo mais. Um gostinho de querer ler o livro e descobrir que mistério é essa da Replay! rs
    Que bacana q gostou tanto desse mistério. Fiquei ainda mais curiosa com relação a isso. E é uma pena que em outras partes tenha ficado a desejar...
    O meu está emprestado (nem li, mas já emprestei... rs) e minha colega disse q está gostando. Que bom que, apesar de não tanto, agrada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Dessa, classifiquei o livro como 3 estrelas, apenas bom. Achei que faltou muita coisa. Eu esperava muito mais, uma narrativa mais diferente, uma personagem mais legal...
    Para mim, a leitura foi apenas um passatempo e nada mais.
    Não gostei do excesso de coloquialidade também.
    Ainda não soltei resenha porque não fiquei satisfeito com ela, mas acho que vou posta-la logo, pois o livro não é mais lançamento :P
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Acho que é a primeira resenha que eu leio desse livro que não rasgou mil elogios ao livro, principalmente por uma tal reviravolta no final que pegou todos os leitores de surpresa. Estou com muita vontade de ler esse livro, autora nacional e tal, com uma história boa. Fiquei meio "ah não :/" por saber sobre essas gírias que a autora colocou, coisa que me chateia um pouco, mas né, tomara que se eu tiver a oportunidade de ler esse livro, pense que isso foi só um detalhe! (:

    ResponderExcluir