Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

30 de jan. de 2012

Resenha: O Elo Forte - Suzana A. Ribeiro

Informações:
  • Título Original: O Elo Forte: Uma História Contada por Quatro Gerações
  • Autora: Suzana A. Ribeiro (cortesia)
  • Editora: Íthala
  • Páginas: 160
  • ISBN: 9788561868093
Sinopse: O Elo Forte é primeiro volume de uma série de quatro livros que contam a história de uma família, e sua interação com os "amigos invisíveis". Mesclando magia com realidade, esta obra traz mensagens inspiradoras e cativantes para os relacionamentos mais importantes da vida. Incute valores, como: lealdade, companheirismo, amizade, confiança, fé... Pedro Santana Júnior teve um amigo "imaginário", desses, comuns na infância. Mas a diferença deste, é que ele reaparece para ajudá-lo num momento crucial de sua vida adulta, em que suas decisões têm o poder de afetar muito mais do que ele é capaz de perceber.

Resenha: O Elo Forte foi um livro que com certeza me surpreendeu. Sua história envolve assuntos muito importantes na vida de cada um de nós, que se fossem levados realmente a sério, com certeza tornariam o mundo muito mais harmonioso e bonito. Além disso, trata-se de uma trama diferente e que foi uma experiência nova para mim: amigos imaginários.

Muitas crianças já tiveram ou tem amigos imaginários em que confiam e partilham brincadeiras, momentos e toda sua vida. Mas o que os adultos pensam sobre isso? Principalmente que é tudo fruto de sua imaginação fértil, já que o mesmo não pode ser visto por mais ninguém. Foi exatamente isso que aconteceu com Pedro quando ainda era criança: seus pais e toda sua família pensavam que ele era até mesmo um pouco louco.

Pedro, passado um tempo, leva uma vida normal: encontra o amor de sua vida, se casa e tem filhos. Mas as coisas começam a fugir de seu controle após uns anos de casado. Quando Jackson, seu amigo imaginário, reaparece para ajudá-lo é inacreditável! Lhes são reapresentados valores há muito esquecidos, e Pedro agora tem a missão de tentar reajustar sua vida, tomando as decisões certas para tal.

''Uma lembrança específica prendeu bastante minha atenção; era a lembrança de um sentimento que eu costumava ter ao abraçá-la, era a sensação de plenitude, de serena e profunda satisfação, eu fechava os olhos e sentia estar abraçando o mundo, o meu mundo.'' Pág 91.
A história mostra um diferente conceito de amigos imaginários, anjos da guarda e até mesmo dejá-vus que foram muito bem explorados pela autora e que me agradaram bastante. Tem toda a explicação de porque os mesmo existem, o que acontece com eles depois de deixarem as crianças e o porquê de não poderem voltar mais na vida adulta, tudo voltado para a ficção, mas que me agradou muito. Nunca havia pensado melhor sobre o tema e Suzana me fez refletir um pouco sobre ele, já que a forma com que ela desenvolveu a trama foi ótima e objetiva, superando minhas espectativas. Já sobre os dejá-vus, ainda voltado para a ficção da trama, é narrado o porque de termos essas sensação de que já estivemos em lugares nunca idos antes ou conhecer alguém que na realidade nunca vimos.

Além disso, a história traz ensinamentos bonitos que são passados à Pedro através do amigo, mas que mesmo o leitor pode levar para sua própria vida. Será que nossas gerações futuras podem ser prejudicadas ou beneficiadas por decisões que tomamos quando ainda jovens? O que podemos fazer para recuperar os sentimentos há muito perdidos ou esquecidos e que eram tão importantes para nós? O livro traz uma lição, não só para o protagonista, mas para todos que irão ler e se emocionar com a história do mesmo. Talvez com isso possamos melhorar nossas ações para com nós mesmo e com o próximo e fazermos da nossa vida algo melhor.

''Sua família é como uma corrente, que deve permanecer unida e nunca se romper. (...) Casamentos não são como pilhas ou baterias, que acabam, nem como produtos com prazo de validade, é algo sagrado, Pedro; deveria durar para sempre.'' Pág 86.

Suzana criou uma história magnífica que mistura ficção e realidade e que tenho certeza que vai surpreender a muitos, assim como me surpreendeu. Adorei a história de Pedro, e pretendo com certeza ler o segundo volume da série: Um Sonho Distante! Recomendo.

Nota: ☻☻☻☻☺ (Muito Bom)

7 comentários:

  1. Não é lindo?? Sabia que iria gostar, é um livro leve e muito fofo! Gostei muito da resenha! ;D

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já vi várias resenhas do livro, e antes de lê-las, achei que o assunto do livro se tratava de algo completamente diferente do que se trata! Sabe aquela estória de "julgar pela capa"? Pois bem, assim que eu julgava o livro, e pela capa, parece uma estória completamente diferente! Enfim..
    Parabéns pela resenha :)
    Beijos, Renata :)

    diariodeuma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha! Parabéns! Ficou muito boa!
    O livro parece muito bom.
    Os temas que são apresentados nesse livro são muito interessantes: amigos imaginários, deja-vús e no que as nossas atitudes/escolhas podem influenciar no futuro. São muito chamativos estes temas e, pelo que você contou, ela soube abordá-los. Deve de ser uma boa história.
    Mais uma vez, parabéns pela resenha!

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa!
    Nossa, o livro deve ser bem reflexivo e muito bonito!
    Fiquei interessada, principalmente porque achei a temática bem diferente. Acho que nunca li nada sobre amigos imaginários e essa parece ser bem a questão chave das reflexões, pelo que você falou!
    Adorei sua resenha, parabéns!
    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Que legal esse livro Andressa! Meus livros preferidos são aqueles que tratam de dicas que poderiam tornar o mundo melhor e nossas atitudes também. Nunca tive um amigo imaginário quando criança, mas achei muito interessante o enredo dessa estória, chamou muito a minha atenção. pelo que foi descrito por você, a trama parece super envolvente e muito boa para ser lida. Acho que se começar a ler esse livro eu não paro! Não sabia que se tratava de uma série.
    Andressa, sua resenha ficou ótima e despertou muito o meu interesse!

    Abraços
    Caíque Fortunato
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro vem me surpreendendo. Sei lá, eu não havia me chamado atenção inicialmente, mas todas as resenha que li sobre ele foram MEGA positivas!
    O tema parece super interessante e pretendo sim ler ele em breve! *_*
    Pelo que eu vi na sua caixinha vai ter promoção dele, né?! Espero levar então! shaushau' õ/

    ResponderExcluir
  7. Dessa, esse livro parece ser fofinho, além de tudo. Acho que, com um tema tão simples, a autora conseguiu mesmo criar uma história surpreendente. Não conhecia a história, mas fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir