- Título Original: O Elo Forte: Uma História Contada por Quatro Gerações
- Autora: Suzana A. Ribeiro (cortesia)
- Editora: Íthala
- Páginas: 160
- ISBN: 9788561868093
Sinopse: O Elo Forte é primeiro volume de uma série de quatro livros que contam a história de uma família, e sua interação com os "amigos invisíveis". Mesclando magia com realidade, esta obra traz mensagens inspiradoras e cativantes para os relacionamentos mais importantes da vida. Incute valores, como: lealdade, companheirismo, amizade, confiança, fé... Pedro Santana Júnior teve um amigo "imaginário", desses, comuns na infância. Mas a diferença deste, é que ele reaparece para ajudá-lo num momento crucial de sua vida adulta, em que suas decisões têm o poder de afetar muito mais do que ele é capaz de perceber.
Resenha: O Elo Forte foi um livro que com certeza me surpreendeu. Sua história envolve assuntos muito importantes na vida de cada um de nós, que se fossem levados realmente a sério, com certeza tornariam o mundo muito mais harmonioso e bonito. Além disso, trata-se de uma trama diferente e que foi uma experiência nova para mim: amigos imaginários.
Muitas crianças já tiveram ou tem amigos imaginários em que confiam e partilham brincadeiras, momentos e toda sua vida. Mas o que os adultos pensam sobre isso? Principalmente que é tudo fruto de sua imaginação fértil, já que o mesmo não pode ser visto por mais ninguém. Foi exatamente isso que aconteceu com Pedro quando ainda era criança: seus pais e toda sua família pensavam que ele era até mesmo um pouco louco.
Pedro, passado um tempo, leva uma vida normal: encontra o amor de sua vida, se casa e tem filhos. Mas as coisas começam a fugir de seu controle após uns anos de casado. Quando Jackson, seu amigo imaginário, reaparece para ajudá-lo é inacreditável! Lhes são reapresentados valores há muito esquecidos, e Pedro agora tem a missão de tentar reajustar sua vida, tomando as decisões certas para tal.
''Uma lembrança específica prendeu bastante minha atenção; era a lembrança de um sentimento que eu costumava ter ao abraçá-la, era a sensação de plenitude, de serena e profunda satisfação, eu fechava os olhos e sentia estar abraçando o mundo, o meu mundo.'' Pág 91.
Além disso, a história traz ensinamentos bonitos que são passados à Pedro através do amigo, mas que mesmo o leitor pode levar para sua própria vida. Será que nossas gerações futuras podem ser prejudicadas ou beneficiadas por decisões que tomamos quando ainda jovens? O que podemos fazer para recuperar os sentimentos há muito perdidos ou esquecidos e que eram tão importantes para nós? O livro traz uma lição, não só para o protagonista, mas para todos que irão ler e se emocionar com a história do mesmo. Talvez com isso possamos melhorar nossas ações para com nós mesmo e com o próximo e fazermos da nossa vida algo melhor.
''Sua família é como uma corrente, que deve permanecer unida e nunca se romper. (...) Casamentos não são como pilhas ou baterias, que acabam, nem como produtos com prazo de validade, é algo sagrado, Pedro; deveria durar para sempre.'' Pág 86.
Suzana criou uma história magnífica que mistura ficção e realidade e que tenho certeza que vai surpreender a muitos, assim como me surpreendeu. Adorei a história de Pedro, e pretendo com certeza ler o segundo volume da série: Um Sonho Distante! Recomendo.
Nota: ☻☻☻☻☺ (Muito Bom)
Não é lindo?? Sabia que iria gostar, é um livro leve e muito fofo! Gostei muito da resenha! ;D
ResponderExcluirbjos
Olá!
ResponderExcluirJá vi várias resenhas do livro, e antes de lê-las, achei que o assunto do livro se tratava de algo completamente diferente do que se trata! Sabe aquela estória de "julgar pela capa"? Pois bem, assim que eu julgava o livro, e pela capa, parece uma estória completamente diferente! Enfim..
Parabéns pela resenha :)
Beijos, Renata :)
diariodeuma-leitora.blogspot.com
Gostei muito da sua resenha! Parabéns! Ficou muito boa!
ResponderExcluirO livro parece muito bom.
Os temas que são apresentados nesse livro são muito interessantes: amigos imaginários, deja-vús e no que as nossas atitudes/escolhas podem influenciar no futuro. São muito chamativos estes temas e, pelo que você contou, ela soube abordá-los. Deve de ser uma boa história.
Mais uma vez, parabéns pela resenha!
Mateus Noremberg - Livros Preciosos
Oi Dessa!
ResponderExcluirNossa, o livro deve ser bem reflexivo e muito bonito!
Fiquei interessada, principalmente porque achei a temática bem diferente. Acho que nunca li nada sobre amigos imaginários e essa parece ser bem a questão chave das reflexões, pelo que você falou!
Adorei sua resenha, parabéns!
beijão!
Que legal esse livro Andressa! Meus livros preferidos são aqueles que tratam de dicas que poderiam tornar o mundo melhor e nossas atitudes também. Nunca tive um amigo imaginário quando criança, mas achei muito interessante o enredo dessa estória, chamou muito a minha atenção. pelo que foi descrito por você, a trama parece super envolvente e muito boa para ser lida. Acho que se começar a ler esse livro eu não paro! Não sabia que se tratava de uma série.
ResponderExcluirAndressa, sua resenha ficou ótima e despertou muito o meu interesse!
Abraços
Caíque Fortunato
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/
Esse livro vem me surpreendendo. Sei lá, eu não havia me chamado atenção inicialmente, mas todas as resenha que li sobre ele foram MEGA positivas!
ResponderExcluirO tema parece super interessante e pretendo sim ler ele em breve! *_*
Pelo que eu vi na sua caixinha vai ter promoção dele, né?! Espero levar então! shaushau' õ/
Dessa, esse livro parece ser fofinho, além de tudo. Acho que, com um tema tão simples, a autora conseguiu mesmo criar uma história surpreendente. Não conhecia a história, mas fiquei curiosa.
ResponderExcluirBeijos