Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

21 de nov. de 2012

Resenha: Jogador Nº1 - Ernest Cline

Informações:
  • Título Original: Ready Player One
  • Autor: Ernest Cline
  • Editora: Leya (cortesia)
  • Páginas: 464
  • ISBN: 9788580442687
Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência. A vida, os perigos, e o amor agora estão mais reais do que nunca.

Resenha: Apesar de já querer ler o livro há um tempinho não sabia muito bem o que esperar de Jogador Nº1, pois tinha lido poucas resenhas sobre o livro até então. Mesmo essas poucas resenhas sendo sempre positivas sobre a distopia, principalmente por saber que a história é repleta de referências aos anos 80 acabava tendo certo pé atrás, com medo de ficar um tanto perdida em meio a tantas informações de uma época a qual não conheço muito sobre. Felizmente, o livro é espetacular e não me deixou confusa ou perdida em momento algum durante a leitura, sendo até considerado um dos meus favoritos.
 
Primeiramente achei toda a ideia do livro genial. Uma vez que conhecemos a fuga que o OASIS proporciona à população, é difícil imaginar como seria a vida deles sem o jogo, ainda mais considerando que o mundo está um enorme caos. Também arrisco dizer que foi um dos livros em que percebi como o autor se empenhou na narrativa, criando um mundo novo não apenas aos personagens da história, como também para todos os leitores, sem torná-la cansativa mesmo nas explicações mais técnicas do jogo.
 
Apesar de o começo do livro, como todos os outros, ser mais introdutório que os demais capítulos, é notável já desde o inicio que contém um enredo de tirar o fôlego. Ao longo da trama muitas vezes me sentia totalmente conectada ao personagem principal e torcia muito para que ele conseguisse tudo o que sonhava ter e que, lógico, conseguisse obter o tão famoso prêmio final. Todas as pistas deixadas por Halliday, apesar de sempre difíceis de serem decifradas – principalmente para aqueles que não conhecem muito a cultura dos anos 80 -, sempre me deixavam empolgada simplesmente pelo desafio e a curiosidade de saber como seriam desvendados.
 
Outros pontos ótimos do livro que, mesmo ficando um tanto em segundo plano em comparação à toda a caça do OASIS, foram muito bem trabalhados são as relações virtuais que nascem em consequência da busca. É fato que qualquer um que já tenha tido um romance online ou até mesmo só a simples vontade de conhecer muito alguém cara a cara depois de tanto tempo de amizade virtual, entenderia perfeitamente todos os sentimentos que assombraram Wade por praticamente todo o livro. Sabe aquele frio na barriga em finalmente conhecer alguém que você nunca viu? As inseguranças que assombram o personagem são perfeitamente bem encaixadas no enredo, já que as interações são feitas sempre através do jogo.
 
Em suma, é um livro ótimo em muitos quesitos. Além de ser um perfeito livro para geeks e amantes dos anos 80, contém uma história empolgante que mistura ação, romance e um mundo completamente diferente do qual estamos acostumados e por tudo isso é que acabou se tornando um dos meus livros preferidos.

Nota:☻☻☻☻☻ (Ótimo - Favorito)

12 comentários:

  1. :O Fiquei surpresa e com vontade de ler! Não conhecia o livro e ele parece ser bom, ainda mais porque entrou nos seus favoritos!
    Adorei a resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,
    Já tinha visto esse livro em alguns blogs, mas acredita que de cara ele não me chamou atenção, imaginava algo diferente, como não tinha lido nenhuma resenha.
    Mas percebi o grande erro que estou cometendo, parece ser um livro muito bom e que vou gosta bastante pois mistura ação, romance. Depois ainda que você favoritou claro que ele vai pra minha lista.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hum, adorei a resenha. Acho que irei gostar... Adoro temáticas que envolvam tecnologia.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa, quanto tempo não via você por aqui! rsrs
    Eu também tenho curiosidade de ler esse livro há um bom tempo, não sou nenhuma nerd total, mas sempre fui influenciada de alguma maneira pela tecnologia, e acho que essas referências, no livro, devem ser fantásticas, ainda mais aliada à distopia.
    Adorei a resenha, e espero poder ler o livro em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa Andressa, vc me pareceu bastante empolgada com esse livro. Parabéns pela resenha.

    Nunca li nenhuma distopia, e o tema ainda não me conquistou.

    Bjs
    Amanda
    (leituraentreamigas.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, encontrei seu blog através do youtube *-*
    Este livro é um dos que eu vi e falei 'parece ser interessante', mas nunca parei para ler uma resenha.

    Adorei a sua e pela empolgação e nota no final realmente tenho que correr comprá-lo!

    Beijos e até mais!
    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi vim conhecer o seu blog, ele é lindo e com um ótimo conteúdo,
    Te espero nomeu, se gostar siga e poste um comentário que retribuo!

    Poetizando em Pensamentos

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa!

    Até então também li poucas resenhas a respeito de "Jogador Número 1", apesar de me parecer um ótimo distópico, um tanto quanto 'diferente'. Já faz algum tempo que quero ler alguma distopia, boa pedida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu sou louca para ler esse livro há séculos. O comprei no começo do ano e até agora ainda não tinha encontrado a brecha necessária para começar a leitura. Acabei o pedindo de parceria também, então deste mês não passa. Será uma das minhas próximas leituras, certamente. Já imagino que irei amar pelo enredo em si, a sinopse é super instigante. Só em saber que você adorou fico ainda mais empolgada!
    Beijos, Dessaaa!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa, parabéns pela resenha!! Já tinha visto a capa desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele! Adorei saber mais a respeito dele, seus comentários me deixaram curiosa! Com certeza o título, uma distopia que aborda tecnologia e uma época diferente, promete ser uma ótima leitura!! Espero poder ler em breve!!

    Te espero no Prólogo da Leitura!! ;D

    até mais!!

    ResponderExcluir
  11. Já li algumas resenhas desse livro! Acredito que vai pegar!

    Beijinhos e um ótimo final de semana para vc e sua família.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Ando com vontade de ler o livro já faz algum tempo, mas também fiquei com um pé atrás. Depois dessa resenha, vou ler com certeza!

    Abraços,
    Amanda Steilein

    ResponderExcluir