Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

12 de set. de 2012

Resenha: O Sonho de Eva - Chico Anes

Informações:
  • Autor: Chico Anes
  • Editora: Novo Conceito (cortesia)
  • Páginas: 304
  • ISBN: 9788581630069
Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Resenha: Este é um livro que aborda um tema diferente de todos os quais já havia lido. Para dizer a verdade, não fazia ideia do que se tratava a história até pegá-lo para ler e perceber que era muito diferente do que eu imaginava que seria. Chico Anes conseguiu misturar um ótimo tema – e não muito comum – com mistério e até, mesmo que pouco, romance, o que ao final resultou em um livro muito bom.
 
Começamos o livro de forma trágica e isso já me motivou no início da leitura – geralmente acho primeiros capítulos monótonos, principalmente por serem mais introdutórios -, e o que considerei ainda melhor foi o fato de por trás desta tragédia haver um grande mistério. Logicamente vamos conhecendo e desvendando este mistério ao longo de todo o livro, mas não é difícil ter ao menos uma pequena ideia do que ocorreu com Ana. Mas, que ao contrário do que muitos podem pensar, isso não me desmotivou e, pelo contrário, me instigou a querer saber se tudo que imaginei era real.
 
Tenho certeza de que o autor teve de realizar muitas pesquisas em torno de sonhos lúcidos e suas possíveis consequências, principalmente para criar um ambiente tão incrível como a sede de pesquisas da Yume e todos seus objetivos. Além disso, muitas explicações dadas ao leitor durante a leitura podem ser percebidas como bastante técnicas – apesar de não conterem uma linguagem complicada – o que mostra realmente que o livro é fruto de muito trabalho em cima do assunto. Isso, em minha opinião, foi uma das melhores partes da leitura.
 
Mas infelizmente não consegui classificá-lo como ótimo ou até mesmo favorito. O porquê disso na verdade se deve somente aos personagens: nem todos conseguiram me convencer por completo ou realmente me emocionar durante a história. Achei que principalmente Eva não conseguia me transmitir tudo o que estava sentindo no momento o qual se encontrava e por isso não me senti totalmente conectada com a protagonista. Não consegui, por exemplo, sentir a angústia dela quando soube do sequestro do filho e sua ânsia tão grande por encontrá-lo. Também não foi um daqueles livros que me deixou ansiosa pela romance – apesar de saber que não foi realmente o foco do autor em sua trama. Por outro lado, destaco uma parte mais ao final do livro que realmente conseguiu me emocionar: a que Joachim narra um pequeno trecho da história. Com frases curtas e pensamentos rápidos mas que surtem efeito no leitor, conseguimos perceber nas entrelinhas todos os sentimentos do personagem.
 
Assim, avaliei o livro como muito bom. Sua trama me fascinou e devo parabenizar aqui o autor, que soube muito bem criar uma história diferente e cheia de ação que só pecou mesmo em envolver mais o leitor com seus personagens. Uma pena, pois se isto tivesse acontecido, com certeza seria um livro que iria para minha lista de favoritos.

Nota: ☻☻☻☻☺ (Muito Bom)

12 comentários:

  1. Olá (:
    Já tinha me interessado por esse livro quando vi a sinopse em algum outro blog, e agora com a sua resenha fiquei mais curiosa. Parece ser bom ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, esse livro parece mesmo interessante, principalmente por adentrar nos mistérios da mente humana. Realmente é encantador quando um autor mostra paixão por sua obra, com muita pesquisa e estudo sobre o tema a que se propôs escrever. Apesar dos pontos negativos que você citou, tenho muita curiosidade de ler o livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler agora! Sua resenha me conquistou ein!
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa!
    Eu também gosto de livros que prendem desde o início, a gente já começa envolvida, né?
    Uma pena que os personagens tenham desagradado um pouco, parece ser realmente um ótimo livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Espero conseguir lê-lo, tenho lido boas opiniões sobre a história... Parabéns pela resenha.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  6. Andressa, deixa eu me lamentar um pouco.... Eu ganhei esse livro num top comentarista e tô esperando até hoje. Tipo, o blog tá fechado há um tempo já e tô sem esperanças de receber o livro, o que é uma pena porque eu acabei gostando do tal blog e fiz minha parte comentando *chora*
    Agora deixa eu falar da resenha: livros que prendem desde o início são meio raros pra mim. Na verdade, são raríssimos. Então, esse deve ser especial afinal de contas um mistério logo de cara prende qualquer um *---* E, se a personagem não te convenceu, sorry Chico Anes, mas o teu livro vai lá pro fim da fila... Adorei a resenha, curta e eficiente!

    Gih,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Dessa, antes de a Ju resenhar o livro eu realmente não tinha o menor interesse no livro. Então ela fez a resenha e eu me convenci completamente de que seria interessante lê-lo. Hoje, minha visão é esta: quero ler, mas só vou esperar diminuir a pilha de leituras, aí terei minha visão de O Sonho de Eva.
    Pena que você não se sentiu ligada a Eva, é ruim quando não nos envolvemos com o protagonista de um livro.
    Beijao!

    ResponderExcluir
  8. Oiiiiie
    Eu gostei bastante da sinopse do livro,mesmo sendo um pouco assustudor, tipo um pouco de suspense. Mas mesmo assim gostei e quero ler !
    Gostei da sua resenha dressa.
    Espero gostar do livro!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa!
    Desde o lançamento fiquei bastante curioso para ler O Sonho de Eva. Parece ser uma leitura super interessante, mas tenho certeza de que só vou entender realmente o enredo do livro quando for pega-lo para ler.
    Felizmente ganhei o kit no top comentarista da Duda, então em breve ele deve estar chegando por aqui e logo, logo lerei ele.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Eu realmente não sei o que esperar desse livro. No começo eu achei que seria bom, mas depois eu li uma resenha que me desanimou tanto... Acho que o problema maior é a protagonista mesmo, enfim! Não posso nem dar muito pitaco já que não li ainda, mas estou intrigada.
    Acho muito chato quando a protagonista não consegue nos envolver. Uma das coisas que mais gosto num livro é essa conexão de personagem/leitor.
    Beijos, Dessa!

    ResponderExcluir
  11. Eu quero realmente le esse livro, tira minhas próprias conclusões, quero mesmo que seja uma boa leitura,

    http://planetabook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Como vc consegue fazer uam resenha sem spoilers?Me ensiina por favoor?Necessito saber,rsrs...
    Amoo ler mas confesso q livros nacionais nunk me acredaram,mas acredito q pela tematica,morte e misterio "Sonhos de Eva" será o livro nacional q irei ler e nao ficareei decepcionada.A capa é linda -e me lembra dezesseis luas,nao sei porque mas me lembra -,sua resenha sem spoiler so atissou a minha vontaadee de ler o livro.Espero ter essa opoortunidade. ^^

    ResponderExcluir