Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

28 de ago. de 2012

Resenha: Clube da Insônia - Tico Santa Cruz

Informações:
  • Autor: Tico Santa Cruz
  • Editora: Belas-Letras (cortesia)
  • Páginas: 104
  • ISBN: 9788560174935
Sinopse: Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer.



Resenha: Logo que o livro foi lançado cheguei a ver alguns comentários nas redes sociais de que seu autor - o vocalista da banda Detonautas Roque Clube, Tico Santa Cruz – já escrevia algumas crônicas e as postava na internet. Como nunca tinha lido nada de sua autoria – e nem mesmo sabia que ele escrevia – fiquei curiosa para conhecer o livro apesar de não ser exatamente do gênero o qual costumo ler. Essa curiosidade só aumentou depois que o livro chegou para resenha, já que sua diagramação chama a atenção por ser diferente e muito bem trabalhada.
 
O livro é curto e de rápida leitura – se tivesse tempo teria terminado a leitura em apenas algumas horas após seu início – e é dividido em duas partes. Pode-se perceber o motivo dessa separação de partes nitidamente, já que na primeira as crônicas são mais focadas na vida pessoal do autor, onde ele conta um pouco sobre suas reflexões interiores quanto à ele mesmo e nos mostra um pouco de sua vida, suas passagem nas escolas onde estudou quando jovem e como veio a ser o que é hoje. 
 
Porém, na segunda parte o autor foca mais em assuntos do mundo, como a globalização e a política e foi aonde encontrei as crônicas de que mais gostei: ‘’Agraciado estava...’’, ‘’Paz.exe’’, ‘’A visão do gato’’ e ‘’Memórias de um mundo careta’’. Essas foram as quatro crônicas que mais conseguiram mexer comigo durante a leitura, me fazendo refletir muitas vezes sobre as questões que cada uma abordava, como a diferença social e a crítica ao modo que a sociedade cada vez mais tem a necessidade de ser um modelo, acabando por se conformar com tudo o que lhe é imposto sem pestanejar.
 
Gostei muito do modo de escrita do autor que em momento algum se torna cansativa ou repetitiva e posso dizer com certeza de que o livro me surpreendeu - esperava crônicas mais fictícias e não com abordagens tão profundas como as retratadas nele. É um livro muito bom para aqueles que estão prontos para ouvir, para refletir e para tentar fazer alguma diferença na nossa sociedade tão modelada.
''Medo. Muito medo de falar o que se pensa. De pensar e se aprofundar. Não vale a pena; em dois minutos o assunto já está repleto de teias de aranha. Um mar de piadistas de plantão, fazendo gracinhas com todo e qualquer assunto. Se antes qualquer um era modelo ou ator, hoje qualquer um é DJ ou Stand Up Comedy. Pobre dos verdadeiros profissionais de todos esses ramos. Digo, dos que têm talento.'' Pág 82.
Nota: ☻☻☻☻☺ (Muito Bom)

16 comentários:

  1. Olá, Andressa!
    Gostei bastante desse livro e como você não sabia nem que o Tico escrevia, os textos me fizeram refletir também.
    É um livro de leitura rápida e a diagramação é linda, hein?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de crônicas, mas quando li uma outra resenha desse livro, até fiquei interessada em lê-lo. Interesse que aumentou após ler a sua.
    Achei muito interessante a ideia e a proposta do livro. Lerei, se tiver oportunidade.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Eu não me lembro de ter lido muitas crônicas, mas fiquei bem curiosa para ler este livro, eu gosto muito de tudo que foca em assuntos mundiais. Estou bem curiosa em relação a este livro, quero lê-lo logo e conhecer a sua diagramação que todo mundo fala tão bem haha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia :)
    Eu não leio muitas crônicas mas gostaria de ler este livro.
    Gostaria de ver a visão do Tico sobre os assuntos citados...gosto(gostava) das letras das músicas dos Detonautas e tal...

    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
  5. Nossa, me deu MUITA vontade de ler o livro, adoro o Detonautas e acho o Tico um (gato) ótimo artista kakkkkkkkk
    Enfim, a capa é interessante e pelo que você falou da diagramação me deu curiosidade, já quero!
    Enfim
    Beijos
    www.verumlivronatv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler crônicas! São ótimas para dar uma distraída no dia-a-dia. Já tinha ouvido comentários positivos sobre o livro, mas ainda não tinha lido resenha. Agora fiquei com vontade! O problema é dinheiro para financiar o consumismo...
    Beijo! Larissa

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Esse não é muito o estilo de livro que eu gosto de ler, mas fiquei curiosa quando você falou sobre a segunda parte e pelo quote. Também não sabia que o Tico escrevia, fiquei sabendo a algumas semanas quando vi o livro pela primeira vez, e quase não acreditei.
    Vou ver se encontro essas crônicas que ele postou pela net. Gostei da resenha.
    Beeijoo e boa semana!!

    htpp://meusantidotos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a capa é linda! Só que a sinopse traz uma expectativa bem diferente do que a sua resenha acabou contando. Ou seja, grazadeus, existem os blogs literários! =)
    Gosto de ler de vez em quando textos assim, críticos, para gerar reflexão e mexer um pouco com nossos conceitos e valores.
    Acho bem legal também quando algum artista ataca de escritor, pois é uma ótima oportunidade para tentar jogar o preconceito no lixo. (estou dizendo isso pois estou prestes a ler o livro do Federico+Gutti, e com o coração aberto)
    beijão!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não sabia que ele escrevia crônicas, muito menos que tinha um livro rs
    Dá pra ver que ele tem uma personalidade forte e que consegue cutucar as feridas da sociedade sem medo algum. Achei sua resenha muito clara e bem escrita, parabéns!
    Não gostei do satã na capa do livro, fora isso, está tudo ótimo :)

    1beijo

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que o Tico escrevia, mas pelo visto, é um livro bom pois está sendo bem cobiçado. Essa capa é extremamente medonha, cara! Mas pelo visto deve ser bem interessante e as crônicas devem ser boas.

    ResponderExcluir
  11. Dessa, eu adoro crônicas e tudo no livro do Tico me chamou atenção. Primeiro foi a sinopse, muito bem elaborada e bastante metafórica. Depois esse seu comentário sobre a diagramação, que é uma característica que têm ressaltado bastante sobre a Belas Letras. Sua resenha ficou ótima e o trecho selecionado ao final também foi muito bem escolhido. Acho que ele passa a aura que o livro deve ter, de reflexão e tudo o mais.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dessa!
    Curti a quote final, deu para perceber que ele escreve bem, que tem pensamento forte. Fiquei bem interessado no livro, confesso.
    E realmente parece que dá para ler rápido, a escrita dele parece boa!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa!
    Gosto bastante de Crônicas, mas nunca li nenhum livro apenas delas. De qualquer forma gostei bastante da capa desse, super interessante, e fiquei curioso em ver a diagramação.
    Acho que vou dar uma procurada em algumas dessas crônicas que ele postou pela net! hehehehe Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Oi *-*
    Encontrei teu blog super por acaso e gostei bastante.
    Faz algum tempo que estava interessada nesse livro do Tico, mas ainda não havia encontrado nenhuma resenha a respeito. E pelo que li por aqui, o livro parece ser muito bom mesmo e isso explica o sucesso que anda fazendo.
    Já está na lista de leituras.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Sabe que não tinha dado muita atenção a esse livro? Tanto que vim ler sua resenha para saber 'qual é a do autor'. Gostei bastante da sua resenha e espero ler e gostar do livro tb. Tb não sabia que o Tico já escrevia antes de organizar o livro. Bacana. Muito sucesso para ele!
    Bjs

    ResponderExcluir