Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

27 de jul. de 2012

Resenha: Uma Princesa em Meu Lugar - Paula Ottoni

Informações:
  • Autora: Paula Ottoni
  • Editora: Bookess
  • Páginas: 324
  • ISBN: 9788580451986
Sinopse: Clara Martins está cansada de sua vida. Faculdade, trabalhos, correria do dia-a-dia, transporte público, televisão, comida congelada... O que ela não esperava é que seu desejo de viver em outro mundo fosse, de uma forma estranha, virar realidade. Quando a Princesa Sofia, do reino de Charmelyn, aparece na sala de estar de Clara, atravessando o quadro centenário que seria o presente de aniversário de sua avó, tem início uma troca. Sofia fica no lugar de Clara e esta no lugar da princesa. Agora ela precisa viver no castelo; uma nova vida em outro tempo. Sofia assume sua vida e seus problemas. Tudo até que a passagem resolva se abrir e a troca possa ser desfeita. Entre proibições de ver os amigos camponeses, um baile para dançar com pretendentes a noivo, uma madrasta má e a paixão por um plebeu, Clara vai descobrir como é viver como uma garota das histórias de época, mas talvez nem tudo seja um conto de fadas...



Resenha: Desde que vi este livro em outros blogs tiver certa curiosidade em lê-lo principalmente por passar a ideia de ser de uma leitura leve, divertida e ainda por cima com algum toque de romance. Por isso, assim que o livro de Booktour chegou aqui em casa já iniciei a leitura, que se revelou basicamente aquilo que esperava dela mas com algumas pequenas ressalvas.
Como a história é narrada em primeira pessoa por Clara e em terceira pessoa por Sofia, tive a sensação de que a personagem principal do livro é na verdade apenas a primeira e que temos conhecimento da vida da segunda somente pela troca realizada entre elas. Com isso acabei me sentindo muito mais envolvida com Clara, que ao longo do livro podemos perceber possuir uma personalidade forte, uma grande força de vontade de querer mudar o mundo e trazer mais liberdade para a vida de todos em Charmelyn - inclusive para a de Sofia.
Gostei dessa ideia da autora de mostrar dois séculos diferentes no livro, mas algumas vezes senti que, infelizmente, poderia ter sido melhor aprofundada e aproveitada no contexto. Apesar disso, as garotas passam por várias dificuldades ao longo da trama e algumas delas até me fizeram rir, o que tornou a leitura mais dinâmica e divertida: principalmente nas partes onde Sofia aparecia tentando sobreviver na atualidade com toda a tecnologia diferente de seu mundo - inclusive, Paula teve o cuidado de mencionar várias dessas tecnologias, indo do estranho barulho que faz uma simples campainha até a utilização dos celulares modernos.
Apesar do romance não ter sido o foco principal do livro, gosto muito de histórias que possuem nem que seja um pouco dele. Talvez por não ter sido realmente o foco da autora, principalmente o jeito como este amor começa pode parecer um tanto superficial: Clara tem menos de dois dias em Charmelyn e já se apaixona por um rapaz, enquanto Sofia começa a sair com um aqui. Mesmo assim, depois de tudo o que acontece com as duas garotas acabei por torcer pelos dois casais, e sei que se fosse eu no lugar de uma delas, também estaria no mínimo encantada por eles.
No final, terminei a leitura com um leve sorriso no rosto e percebi que apesar desses pontos que citei acima, gostei muito da história e da narrativa criadas por Paula. Com certeza uma história para divertir, relaxar e que consegue te deixar triste ou feliz com os acontecimentos que nela ocorrem, ou na ansiedade de saber como tudo vai terminar.

Nota: ☻☻☻☻☺ (Muito Bom)

7 comentários:

  1. Oi Dessa!
    Eu também gostei muito do livro e, como você, me afeiçoei muito mais à Clara do que à Sofia. Eu até mesmo acabei antipatizando um pouco com ela ao longo da história.
    É realmente uma história leve, boa pra nos entreter, né?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dessinha!
    Estou curiosa para ler esse livro, acho que estou participando desse mesmo BT que você estava, mas já faz tanto tempo que não tenho certeza rs
    Bom saber que o livro consegue ser divertido e legal, parece ser uma boa pedida de leitura descontraída! ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu só conhecia esse livro pela capa, que vi em alguns blogs. Nunca tinha prestado muito atenção nele.
    Mas é uma pena que a autora não tenha usado certos ponto a favor dela, o livro sempre deixa de atingir seu potencial total.
    Mas pelo menos ele é divertido, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro.. parece ser uma delícia! Eu adoro livros que falam de dois séculos diferentes, principalmente quando juntam os dois!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  5. Hey! Vim conhecer teu blog e adorei ele! Parabéns pelo capricho.
    Ótima postagem *.* Não conhecia este livro, mas fiquei bem interessada.
    Estou seguindo aqui viu? Se puder retribuir lá no meu, ficarei feliz :)
    http://foolishhappy.blogspot.com.br
    Se se interessar por parceria, só falar comigo!

    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Oi Dessa!
    Acho que conhecia o livro apenas por título, não lembro exatamente, mas sei que o livro me lembra alguma coisa.
    Gosto dessas bastante dessas leituras leves, que procuramos quando precisamos descontrair e esse parece ser uma ótima pedida! Achei super interessante essa troca de séculos diferentes, tem tudo para tornar a história super atrativa!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Dessa, esse é um livro que eu já quis ler, pois sempre li resenhas positivas, mas agora nem tenho tanta vontade. O enredo é interessante, apesar de clichê. Que bom que você gostou da leitura, beijão!

    ResponderExcluir