Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

31 de jul. de 2012

Resenha: Helena de Troia - Francesca Petrizzo

Informações:
  • Título Original: Memorie di una cagna
  • Autora: Francesca Petrizzo
  • Editora: Lua de Papel (cortesia)
  • Páginas: 208
  • ISBN: 9788581780108
Sinopse: Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos.



Resenha: Desde que vi o lançamento Helena de Troia, pela editora Lua de Papel, tive curiosidade em ler o livro. Isso porque algo que sempre me chamou a atenção, desde que assisti ao filme Troia, é todo esse grande mito da História. Personagens como Helena, Aquiles e Heitor sempre me interessaram, assim como toda a história da guerra que seguiu à fuga da mulher mais desejada do mundo. Por isso, não tive dúvidas de qual seria o livro escolhido do mês para resenha no blog.
Como o livro é focado somente em Helena, vemos todos os outros personagens por sua visão, sendo inicialmente passado em sua cidade natal, Esparta. Muito do que o livro narrou eu na verdade ainda não sabia, já que por ter inicialmente conhecido apenas a história de Troia nunca tive um aprofundamento de como era a mulher em sua antiga cidade, nem em como levava sua vida antes da chegada de Páris. E essa foi uma das coisas do livro de que mais gostei. Podemos perceber como Helena sempre foi uma mulher inconstante que amou – ou pensou amar – muitos homens ao longo de sua vida, passando de um a outro sem um grande sofrimento. Isso me fez notar que ela na verdade era uma mulher sozinha e carente, que procurava nos homens algo que nunca teve em casa quando pequena e, assim, consegui entender o porque de sua fuga à outra cidade e todos os acontecimentos que levaram a personagem a fazer o que fez. Helena também nunca foi adepta a seguir todas as regras da sociedade: teve em sua vida muitos amantes e muitos deles personagens importantes desse famoso mito, como Aquiles. Sua personalidade foi o ponto forte do livro e posso dizer que a autora fez um excelente trabalho com sua protagonista.

Pelo fato da história toda ser narrado em primeira pessoa pela mulher, por vezes achei que acabou se tornando um tanto monótona e cansativa, dependendo do momento em que ela estava passando na vida: quando Helena se sentia infeliz, triste ou solitária, só o que conhecíamos era seu pensamento, sem muitas ações para empolgar a leitura. Principalmente as passagens da guerra que se firmou entre a Grécia e Troia foram vistas ao longe, sem a adição de detalhes, como a personagem a viu: de dentro dos muros protegidos de sua nova cidade. Isso acabou por prejudicar um pouco o livro, que poderia ter sido mais movimentado e dinâmico em alguns momentos.
No geral, o livro me agradou. Confesso que esperava algo um pouco diferente, detalhando um pouco mais o que se passava ao redor da personagem e não só a sua vida, mas no final acabei gostando do livro apesar de tudo. Não foi um livro que chegou a me emocionar – como o que aconteceu quando assisti ao filme – mas foi algo que me fez perceber como a personagem tinha uma personalidade forte e independente e como fez de tudo para tentar ser feliz.

Nota: ☻☻☻☺☺ (Bom)               

12 comentários:

  1. Oi Dessa!
    Acho que é capaz de eu gostar mais do livro do que você gostou porque eu prefiro essa abordagem que ele parece ter ao invés da que você imaginava que ele teria. Gosto dessa coisa mais introspectiva, sabe?
    Não sabia dessa inconstância e carência dela, achei bem interessante!
    A editora está de parabéns, capa linda!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Bom, Dessa, eu meio que achava interessante a sacada de usar a história da Helena de Troia para escrever um livro. Quando vi na livraria cheguei a ficar interessado, mas li outra resenha muito negativa e desisti! Pelo menos você gostou, mesmo que com ressalvas. É ruim quando não fazem uma descriçao completa, mas também é ruim quando descrevem demais. Nós, leitores, somos muito exigentes, hahah
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    eu adoro histórias que envolvem troia!

    fiquei super curiosa para ler esse livro, ainda mais por ter esse olhar feminino sobre a história. -rs


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da história de Troia e fiquei muito curiosa sobre esse livro. Mesmo com a monotonia de alguns momentos, deve ser muito interessante acompanhar a história pelos olhos de Helena.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Que legal, não sabia da existência do livro até agora! Parece ser um livro muito bom.
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! O livro parece ser bem interessante!!!

    Beijos,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa!
    Eu estou com esse livro em casa para ler, mas nem comecei.
    Também achei interessante por ser contado do ponto de vista da Helena, mas agora estou com medo de também achar algumas partes monótonas... Enfim, só lendo para saber :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Ei Dessa, também é uma história que me deixa morrendo de curiosidade, já que eu também sempre ouvi falar mais dos "mitos" que envolvem o que realmente aconteceu. Não sei se me agradaria essa narração em primeira pessoa, mas talvez esse tenha sido exatamente o objetivo do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Esse livro tem uma bela capa, estou louca para lê-lo, sempre me interesso por livros épicos! rsrs
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  10. Esse livro não me interessa, mas eu posso estar totalmente errada e talvez gostar dele. Não tenho vontade de ler, mas se tiver a oportunidade algum dia, lerei.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa!
    Quando vi que Helena de Troia estava entre os lançamentos da Lua de Papel também fiquei com bastante vontade de pedir o livro, mas no fim acabei escolhendo outro.
    Agora não sei se sinto a mesma vontade de ler que possuía antes, acredito que deva ser um livro muito interessante, mas não me agrada tanto saber que só vemos as coisas pelos olhos de Helena.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante um livro contando o lado da Helena. Todos conhecemos bem ou mal a história da guerra de Tróia e muitos acabam culpando a Helena por ser o motivo da deflagração da guerra. Que pena que levou só 3 estrelas, mas não deixa de ser um bom livro.
    Gostei da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir