Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

28 de abr. de 2012

Resenha: O Noivo da Minha Melhor Amiga - Emily Giffin

Informações:
  • Título Original: Something Borrowed
  • Autora: Emily Giffin
  • Editora: Agir
  • Páginas: 352
  • ISBN: 9788522012985
Sinopse: "O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso. Nunca transgrediu as leis, nem mesmo as de horário de trabalho, ao contrário da egoísta, narcisista mas irresistível Darcy, em torno da qual Rachel e, posteriormente, Dex sempre orbitaram.
Resenha: O Noivo da Minha Melhor Amiga é aquele tipo de livro que diverte o leitor com um romance leve mas também bastante clichê. Que nos encanta em certos momentos mas que em outros apenas dá a sensação de já termos visto essa história em algum outro lugar.
 
Logo no primeiro capítulo do livro conhecemos os sonhos mais íntimos de Rachel, que se parecem muito com os de qualquer mulher: ter o emprego, o marido e os filhos dos sonhos. Já simpatizei com ela desde este início. Por ela ser divertida, extremamente centrada e estudiosa é a típica mocinha bondosa dos livros, que apesar de tudo isso, não conseguiu ainda se realizar na vida. Acho difícil alguém não simpatizar com ela nessa história, já que podemos sentir toda a sua angústia em relação à Dex e Darcy e o que acontecerá em seguida. Porém, algumas vezes Rachel foi um tanto passiva, pondo a responsabilidade da relação amorosa inteiramente nas mãos de Dex sem questionar suas ações ou mesmo opiniar o rumo que tudo estava tomando. 
 
Darcy, apesar de não ser exatamente a protagonista dessa história, tem um papel importantíssimo na trama já que é a melhor amiga de Rachel em questão. Ao contrário da garota simples que é a segunda, Darcy pode ser irritante, egocêntrica e egoísta ao extremo, o que fez com que eu já sentisse uma espécie de antipatia por ela logo nas primeiras páginas. Por ser assim, não tem uma personalidade que me agrada nos livros e muito menos algo que aprecio fora deles.
 
A trama flui bem e quando menos se espera já estamos praticamente no final da história, por ser uma leitura divertida e bem humorada. Mas, apesar disso, algo que não pode deixar de ser comentado é o fato de ser clichê. Isso não deixa termos aquela boa surpresa durante a leitura, e em alguns momentos apenas me pareceu mais um romance em meio a muitos outros tão parecidos. A autora poderia ter criado uma história uma pouco diferente, ou apenas algum pequeno detalhe que se destacasse em meio a tantas outras tramas já existentes, o que não aconteceu.
 
Algo que também prejudica muito o  fator surpresa é com certeza o título que ele tem em português. Além de ser parecido com muitos outros títulos, podemos já ter uma boa ideia de partes da trama ou até mesmo dela toda. Acho que teria sido uma boa ideia apenas a tradução literal do nome em inglês, podendo assim dar uma ideia mais dispersa de seu desenrolar. Além disso a editora pecou um pouco na revisão do livro, já que ele contém alguns erros de digitação que, apesar de não atrapalharem o andamento da história, podem ser facilmente percebidos.
 
Num todo, é um livro bom mas que com certeza poderia ter sido melhor se não fosse tão previsível. Mesmo assim, é um livro leve, divertido e que vai arrancar algumas risadas dos leitores, sendo uma boa ideia para aqueles que não se importam em ler romances clichês. Mas, se você é alguém que procura uma leitura diferente e não visa apenas a diversão e o humor, sugiro outra história.

Nota: ☻☻☻☺☺ (Bom)

14 comentários:

  1. Oi Andressa,
    Tudo bem?
    Ah quero muito ler esse livro, agora depois dessa sua resenha essa vontade só aumentou, eu também gostei bastante da Rachel ^^
    Não ligo muito não por ser um clichê rs a,o romances *-*
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Dessa!
    Estou lendo bastantes resenhas de O Noiva da Minhas Melhor Amiga ultimamento. Acho que isso é devido aos outros livros lançado pela Novo Conceito. Como a sua grande parte das resenhas que li falavam que é um livro gostoso de ser lido, mas clichê.
    De qualquer forma acho que gostaria de ler, mas não acho que isso vá acontecer. Tenho tantos livros na para ler, vários de parceria outros que quero muito ler que creio que seja impossível encaixar mais um apenas por diversão.
    Ótimas resenha, Dessa. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Eu acabei não conseguindo terminar esta leitura.
    O livro é divertido, mas achei que demorou a evoluir. :/
    Também achei que o título deixa tudo mais previsível. O que concluí e confirmei é que a história deste livro funciona melhor como filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa!
    O título entrega tudo, realmente. Já assisti o filme baseado nesse livro sabendo o que ia acontecer, não tenho nada contra comédias românticas então aproveitei o filme, mas acho que não leria o livro depois de ter visto o filme e sabendo que ele é mesmo muito clichê.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  5. Todos dizem que este não é tão bom e que a autora melhorou em Presentes da vida. Li o outro sem ter lido este e você enfatizou o fato de ser clichê :( Rachel é a principal deste e deve ser legal conhecê-la porque ela é legal. Mas não sei se vou ler este. O título é meio spoiler, né?
    Também não aprecio Darcys da vida.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha.
    Acho que esse livro e' mais um chick-lit e, como todo chick-lit acaba tendo no fundo a mesma historia e fica sempre cliche. Os autores poderiam comecar a mudar um pouquinho para que as historias nao fiquem tao batidas.
    Mas, e' sempre bom ter uma dica de livro leve e divertido para ler. Esta anotado.

    bjs.,

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou querendo esse livro mas ainda não senti vontade de comprar :S

    hahaha tipo, quero ler mas não quero gastar com ele?

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie Andressa, parabéns pela resenha muito bem escrita!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, apesar de ter vontade, mas nada muito urgente, realmente com um titulo como esse, não falta muito o que contar sobre a história.


    Bjs
    Amanda
    http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que a editora teve grande parte da culpa em tornar o livro mais previsível, considerando que o título em inglês é muito mais sutil. Apesar de ainda não ter lido este livro, gosto bastante do estilo da Emily Giffin, então definitivamente já está na minha lista de leitura (mas já sei que vou odiar a Darcy!)

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, eu normalmente não tenho tanta curiosidade de ler os livros da Emily, mas esse era um que eu leria com certeza. Apesar de ser clichê, adoro esse tipo de história, que acaba se tornando uma leitura mais tranquila e descompromissada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa!
    Bom, eu já li Questões do Coração da Emily que conta a história da irmã de Dexter, então já sei parcialmente o que acontece na trama de O Noivo da Minha Melhor Amiga, para não dizer tudo. Entendo como deve ter sido ruim esse lado do clichê no livro, gosto de clichês contanto que não sejam tão, óbvios. (?) rs
    Bom e esse nome, gente na boa, brasileiro não tem noção para colocar nomes em filmes e livros, né?

    Beijos
    manialiteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É clichê, é, a história realmente não é muito inovadora, mas a forma como a Emily cria seus personagens... Nossa! Amo muito a escrita dela!
    É, o título realmente poderia ter sido melhor. A capa da primeira edição (da Ed. Fronteira), então! Me irrita porque dava uma impressão de que a Rachel estava correndo atrás do Dex, desesperada, coisa que não é verdade, já que ela acaba se apaixonando, mas não por sua culpa ou arrependimento de não ter ficado com ele e "passado" para a Darcy.
    Enfim, eu preciso MUITO do livro! Gente, Presentes da Vida é tudo, leiam!
    Beijão, Dessa! Adoro sua sinceridade ;)

    ResponderExcluir
  13. Não gostei muito desse filme, mas não posso falar sobre o livro já que não o li. =/ Sei lá, a protagonista realmente é boazinha, mas ela me dava nos nervos por ser passiva demais. Ela praticamente deu o Dex de bandeja para a amiga e depois ficou de nhe nhe, sabe? Não gosto muito dessas coisas. Como já disse, a minha opinião pode ser um pouco comprometida pelo fato de ter visto apenas o filme e pode ser que ele não tenha nos passado tudo. Mas por mais que a Darcy seja egoísta, egocêntrica e tudo mais, ela ainda era a melhor amiga dela, e achei errado ela ter um caso com o noivo, por mais que os seus motivos possam em parte ser justificados.
    Quanto ao enredo, é clichê mesmo, concordo. Só que geralmente, dependendo do clichê eu não me importo nenhum pouco, até gosto do clichê de vez em quando, só que nessa história não foi o caso, não gostei do clichê, nem do que aconteceu. A única graça do filme foi o Ethan, sério rs
    Curiosamente, estou ansiosa para conhecer sobre a história da Darcy. Não sei bem o porquê, mas imagino que irá me agradar mais do que o primeiro.
    Também não gostei da tradução do título, ficou tão comum e repetitivo. Prefiro o original, mesmo que não fizesse muito sentido em português, por seguir a tradição dos EUA: Something borrowed, Something Blue, que a noiva deve usar antes do casamento. Só está faltando o Somethins Old, e como aqui a gente não tem nada disso, o sentido estaria perdido na tradução, mas ainda assim!
    Acho que falei demais, como sempre! rs
    Adorei a resenha! ^^ Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou lendo esse livro e estou gostando muito, espero que eu não me decepcione com ele. Assim que acabar de ler vou ver o filme.

    ResponderExcluir