Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

20 de abr. de 2012

Resenha: O Melhor de Mim - Nicholas Sparks

Informações:
  • Título Original: The Best of Me
  • Autor: Nicholas Sparks
  • Editora: Arqueiro (cortesia)
  • Páginas: 272
  • ISBN: 9788580410495
Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.
Resenha: Acho que não é segredo para ninguém que sou fã de Nicholas Sparks. E agora, esse novo romance me fez admirar ainda mais sua sensibilidade e habilidade de fazer o leitor se emocionar a cada página.
 
O reencontro de Dawson e Amanda, casal protagonista da história, ocorre de um modo leve e apesar de simples, bonito. É fácil de perceber através de suas atitudes que ainda guardam certo sentimento um pelo outro, e que se sentem confusos se isso na verdade é apenas saudade ou o amor que ainda vive dentro deles. Isso é uma situação que poderia acontecer a qualquer um que um dia viveu um amor verdadeiro e acho que foi abordado muito bem por Nicholas, mostrando um sentimento pouco visto hoje em dia.
 
Nessa história, Sparks nos introduz muitos personagens que no final farão muita diferença em seu rumo. Temos os capítulos narrados por vários deles, a fim de que entendamos seus pontos de vista também e não só o do casal. Em alguns deles vemos desejo de vingança e rancor e em outros, apenas desejo e um puro amor. Gosto bastante de ter essa visão ampla do íntimo de cada personagem, já que assim sempre me sinto mais conectada à história num todo. Não são, entretanto, capítulos extensos, já que o foco maior é dado aos personagens principais.
 
Gostei do modo retratado pelo autor de como uma decisão do passado pode afetar duas vidas completamente diferentes e que sempre, nesses casos, iremos nos perguntar como seria se essa decisão tivesse sido outra. Isso é algo que ocorre muito comigo e que acredito que ocorra à maioria das pessoas, principalmente das que se arrependeram de algumas ações. 
 
O desfecho da história não passou nem perto do que eu imaginava no começo da leitura, apesar de páginas antes dele acontecer, poder-se imaginar parte do que está por vir. Mesmo assim foi extremamente satisfatório para mim e mesmo um tanto brutal e triste, é ao também bonito e repleto de significados.
 
O livro é bem dinâmico e rápido, pois a partir do momento inicial da leitura já somos envolvidos na história do casal. Eu particularmente não consegui largar até chegar à última página e descobrir o que os aguardava lá. A editora fez também um ótimo trabalho de diagramação, que facilitou bastante.
 
Em suma, o livro é muito recomendado para quem gosta da famosa narrativa de Nicholas Sparks, com seus romances que nos levam do sorriso às lagrimas. O livro foi muito agradável para mim, pois pude sentir o que cada personagem sentia e ainda conhecer o lindo desenrolar dessa trama.
 
 Nota: ☻☻☻☻☻ (Ótimo)

13 comentários:

  1. Oi Dessa!
    Eu gostei bastante do livro. A história é linda e é inegável o talento do Nicholas. Mas acabou sendo, pra mim, "mais do mesmo", então não me surpreendi em nada com a leitura e achei o final um tanto quanto previsível, ainda que realmente seja lindo, embora triste, e repleto de significados!
    Foi uma leitura que me agradou, mas que não me marcou!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o livro também, a sua resenha ta muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa! Tudo bem?

    Assim como você, sou fã do Nicholas Sparks. Mas tenho um porém com ele: acho os elementos dos livros muito parecidos, no sentido das famílias e personalidade dos personagens. Mas a escrita dele é incrível e as histórias emocionantes. Tenho alguns livros na fila do próprio Nicholas antes desse, mas vou ler sim!


    Beijo!
    Boas leituras!
    http://janinestecanella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa,
    Estou com o livro aqui e logo mais vou ler, a cada resenha que leio tenho vontade de pegar ele e começar a leitura.
    Amei sua resenha ^^
    Beijos
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. E quem não é fã do estilo Sparks, faz o que? Já li quatro livros do autor e me sinto a vontade para dizer que não gosto muito. Dos 4, só fiquei com 2.
    Eu nem tinha me interessado pela sinopse deste, mas quem sabe futuramente dê uma chance por tratar de escolhas e consequências (amoo livros que abordam questões assim). Também me questiono como seria se...

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa!
    Ainda não li nenhum livro do Nicholas acredita?
    Fiquei curiosa para ler esse, gosto de livros que nos envolve do começo ao fim, O Melhor de mim com certeza vai para a minha lista de desejados ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    COMO eu não li nenhum livro do Nicholas ainda? ~~
    Já vi esse livro em vários blogs, mais não me interessei. Mais por essa resenha, acho que vale a pena ler.
    A resenha tá ótima.

    Beijos. ^^

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Eu sou muito instável em relação ao Nicholas, amo alguns de seus livros e odeio outros... Principalmente esses finais tristes e as mortes que ocorrem na maior parte dos livros, acabo sempre chorando =(
    Mas ainda assim, vou com certeza ler esse livro... Ele não me chamou muito a atenção, mas ainda assim hahah
    Adorei a sua resenha, me deixou com uma vontade de ler que ainda não tinha aparecido haha

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  9. Tava pensando em comprar esse livro e depois da sua resenha só me encorajou ainda mais.
    Adoro Nicholas, mas concordo com a Thaís, odeio os fins de alguns livro dele. Poderia ser diferente, sei lá.
    Novo post no meu cantinho, passa lá?
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Brutal e triste? Hummm... sugestivo hehehe Quero muito ler esse livro, sou fã dos romances do Nick!
    Apesar de todos comentarem da tão famosa fórmula, só posso dizer que comigo ela funciona muito bem sinceramente por mais que falem que o autor muitas vezes é sinônimo de tragédia, nunca sei o que esperar dos seus finais, se vai ser feliz, ou triste, só lendo para saber. O que sei com certeza, é que irei me emocionar, independente de que livro esteja lendo, e isso por si só, já vale a leitura! Adorei a resenha e fiquei bem curiosa para saber o que vai acontecer. Tinha a impressão de que o final desse livro era feliz, mas agora não estou bem certa disso rs
    A história como um todo parece ser bem reflexiva, é sempre muito delicado essa questão das escolhas.
    Beijão, Dessinha!

    ResponderExcluir
  11. Antes, talvez eu não dissesse que estou com vontade de ler o livro, mas depois de ler Diário de uma Paixão e curtir a história e a escrita dele (super delicada e emocionante), fiquei com vontade de ler esse livro. Eu tinha um receio de não gostar dos livros dele, pois comecei A Última Música e não terminei, rsrs Achei que ele inventou muiiiiita moda, onde podia "reduzir", rsrs Enfim!
    Sparks é Sparks, agora sei que ele é o cara e quero ler mais livros dele logo!
    Você comentou que a Arqueiro fez um trabalho legal e isso é bom, já que agora eles que vão publicar o tio Nick. Eu adorava ele na NC, embora tivesse muitos erros, mas né...
    Beijão, Dessa!

    ResponderExcluir
  12. Adoro os romances do Nicholas. Ainda nao tinha lido uma resenha sobre esse livro. Mas adorei tudo o que voce escreveu. Bom saber que temos mais uma historia emocionante escrita pelo Nicholas Sparks.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. ótima resenha, senti tudo isso que você expôs. Muito bonito mesmo, só o Sparks pode trazer....^^

    Beijos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir