Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

8 de mar. de 2012

Resenha: Por Linhas Tortas - Cynthia França

Informações:
  • Título Original: Por Linhas Tortas
  • Autora: Cynthia França (cortesia)
  • Editora: Novo Século – Novos Talentos da Literatura Brasileira
  • Páginas: 328
  • ISBN: 9788576795384
Sinopse: Por Linhas Tortas conta uma história de amor e de superação. A história da mulher que compreendeu a importância de assumir a sua individualidade e as rédeas do seu destino. Tímida e introspectiva, Ester conhece cedo o amor da sua vida e acredita que, com ele, será feliz para sempre. Até que a vida a surpreende com um fato inesperado, e ela percebe que não pode vagar pelo mundo como uma sombra, à mercê das adversidades que nos espreitam em todos os lugares. Decidida a mudar, ela dá uma guinada em sua vida e se lança em uma jornada, sinuosa e ao mesmo tempo delicada, em busca de si mesma.

Resenha: Por Linhas Tortas, primeiro livro da autora nacional Cynthia França, passa para o leitor exatamente o perfil de uma mulher forte e decidida, qualidades que muitas mulheres gostariam de possuir, em um livro que possui uma ótima mistura de drama e romance.

Ester possui uma personalidade um pouco diferente da maioria das protagonistas femininas de livros do gênero. Muitas outras mostram-se muitas vezes fracas e dependentes de outros personagens, em sua maioria homens, sendo rebaixadas por elas mesmas na maioria dos casos. O que me parece que tais autoras querem transmitir ao leitor é que apesar de sofrer, a mulher consegue sim dar a volta por cima. Mas não é isto que acontece neste livro. Diferentemente dessa personalidade fraca, Ester desde o principio se mostra uma mulher batalhadora, e que apesar dos altos e baixos de sua vida, consegue ter a consciência de que a vida não para e que se deve seguir em frente, por mais difícil que isso possa parecer. A personagem sofre sim, em vários momentos da trama, mas a diferença é que a mesma não se rebaixa por isso e ao longo da trama consegue dominar esse lado cada vez melhor. Seu sofrimento não dura mais que poucas páginas, não se tornando cansativo.

Destaco aqui também outros personagens muito bem construídos pela autora, como Miguel e Gonçalo. Ela criou duas figuras masculinas completamente opostas entre si e ao mesmo tempo muito parecidas principalmente em relação aos sentimentos para com a mulher que amam. São aqueles protagonistas masculinos de tirar o fôlego de qualquer leitora, mas que ao mesmo tempo não parecem irreais ou fantasiosos demais, cada um a seu modo.

A obra relata em sua maior parte, uma história de superação. O que é recomeçar do zero quando sua vida inteira parece desmoronar na sua frente, e que há sim sempre um jeito de fazê-lo, por mais incrível e impossível que isso possa parecer. Podemos ser felizes novamente, mesmo após uma grande tragédia, e as vezes de um modo diferente do antes vivido. Ester e sua história também ensinam que o amor por alguém pode mudar os desejos mais íntimos de de uma pessoa e que as vezes é preciso sacrificá-los em prol de outros sonhos.

A capa e o título do livro condizem exatamente com a trama, e apesar de conter uma diagramação simples, o livro é muito bonito. Algo interessante sobre seu estilo é que nele não existe a separação por capítulos, apenas um espaço em branco significando a passagem do tempo. Nunca tinha lido um livro com essas características, e apesar de no início ter estranho um pouco, o leitor acaba se acostumando com o modo rápido e leve da narrativa. Pode ser lido rapidamente e mesmo assim encantar que o está lendo.

É uma história extremamente cativante que aborda temas reais e vividos por muitas mulheres, e que mostra o quando as vezes temos de sofrer até conseguir alcançar todos os objetivos. Agradeço à autora por me enviar um exemplar do livro para resenha. Recomendo!

Nota: ☻☻☻☻☻ (Ótimo)

14 comentários:

  1. Olá :)
    Bem legal a resenha *-*
    Estou lendo e me encantando com a história *-*

    Beijos e Feliz Dia Intern. da Mulher :)

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Gostei da sua resenha! Gosto de intercalar histórias mais reais com histórias sobrenaturais, e este livro parece ser ótimo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Estou querendo ler Por Linhas Tortas há horas!!! Só li resenhas positivas até agora (ainda bem!)
    Gosto de protagonistas com personalidade forte. Não dependentes e tal.
    Enfim, adoro livros de drama nacionais! E fico sempre muito feliz quando escritores nossos conseguem usar do gênero.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Só vejo ótimos comentários sobre Por Linhas Tortas, mas minha vontade de ler não é tão grande; talvez pelo "gênero", porque se eu for ver pelas resenhas que já li, estaria doida pra ler... Porem apenas tenho curiosidade :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa!
    Esse livro é maravilhoso, né? A sinopse não revela nada o quão incrível ele é!
    Acho que não tem como não admirar a Ester, sem contar que ela é uma mega sortuda (apesar dos pesares) de ter encontrado o Miguel e o Gonçalo. Tem gente que passa a vida sem ter um amor verdadeiro e ela teve dois! Acho que, se a gente pensar bem, não é tanta questão de sorte né...É merecimento ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa,
    Ah estou com livro aqui pra ler, já li algumas resenhas, a sua foi a que mais me motivou a ler ele mais rápido.
    Com toda certeza ou adora esse livro.
    Amei sua resenha flor.
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz em ver os autores nacionais ganhando mais destaque, afinal temos muitos livros novos e bons por aqui.
    Ainda não conhecia Por Linhas Tortas, mas só de saber que a protagonista tem essa personalidade forte já fiquei bem curiosa. Estou correndo dessas protagonistas tontas! usahsausah :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já tinha adicionado Por Linhas Tortas em minha lista de desejados há algum tempo, e continuo querendo ler, principalmente depois que conhecer um pouco mais dele através de sua resenha.
    Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, eu me apaixonei por esta história, do início ao fim. Super recomendado para todos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Ei Andressa, não conhecia esse livro, mas fiquei encantada com mais essa sua resenha. Adorei tudo o que você expôs, a superação e a força da personagem, o fato de simplesmente ter vontade de seguir em frente. Se tiver oportunidade lerei o livro sim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Parabéns pela resenha. Ficou muito boa. Já havia escutado algo sobre este livro, mas nem sequer tinha visto a capa, lido a sinopse ou alguma resenha. Confesso que sua resenha me deixou com um pouco de vontade de ler este livro. Parece bom! A questão das mulheres ficarem se rebaixando é um clichê, e quando alguém quebra este clichê torna o livro mais interessante.

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa!
    Ultimamente tenho lido muita coisa positiva em relação ao livro Linhas Tortas.
    Com certeza deve ser uma ótima leitura já que fala dse superação e realização de sonhos! ^^
    Parabéns a autora!
    Beijos

    Elidiane - leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  13. Oi, querida. Tudo bem?
    Amei teu blog, e a resenha está ótima.
    Já tinha ouvido falar do livro, mas até onde eu percebi não é muito a minha praia (:

    Ah, queria avisar que meu antigo blog foi raqueado (livrospelacasa), entre outras coisas, por esse motivo, fiz um novo.

    Novo: http://marinahgattuso.blogspot.com/

    Muitas novidades a caminho.

    Beijos,
    Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  14. Ei Dessa! (:
    Primeiramente desculpa eu ter sumido um pouco. As coisas estão complicadas por aqui... Faculdade, trabalho, reuniões. Estou quase ficando louco!
    Enfim, quanto ao livro.
    Amei a resenha e fiquei super ansioso para ler.
    Achei super interessante essa forma de passagem de capítulo. E é verdade o que você falou. Muitas vezes vemos a mulher de forma mas dependente, é bom ler história assim e conhecer mulheres fortes. Apesar que de formos pensar bem a mulher vem ganhando muito destaque no meio literário nos últimos tempos. Hermine, Katniss e muitas outras.
    Enfim, achei sua resenha sensacional, isso já é costume eu falar, mas realmente, sempre são ótimas. Abraço!

    ResponderExcluir