Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

25 de fev. de 2012

Resenha: Cilada - Harlan Coben

Informações:
  • Título Original: Caught
  • Autor: Harlan Coben
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 272
  • ISBN: 9788599296936
Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente.

Resenha: Cilada foi o primeiro livro do autor que li depois de ter visto muitas resenhas e comentários positivos a respeito de Harlan Coben, e apesar disso ter aumentado muito minhas expectativas sobre a leitura, o livro não me decepcionou em momento algum.

Já no prólogo são introduzidos à história os principais arcos desenvolvidos durante a leitura: a descoberta a respeito de Dan e seu suposto estupro e o sumiço da garota de 17 anos, Haley McWaid. Isso faz com que o suspense já tome conta da trama logo nas primeiras páginas, sem dar tempo do leitor achá-la cansativa ou demorada e já o faz se perguntar o que pode ter acontecido a eles. Será que Dan foi enganado ou é realmente culpado? Onde está a garota e o que aconteceu a ela? Junto com a repórter Wendy, vamos conhecendo a verdade sobre cada um dos fatos, nos deixando tão perplexos quanto ela.

Algo que gostei bastante, mas que não é essencial na trama, é uma parte um tanto humorística a respeito do uso do Facebook. Wendy muitas vezes necessita da famosa rede social para ajudá-la nas buscas a certas pessoas e sua falta de conhecimento sobre a mesma foi muito real, uma vez que a maioria dos adultos não sabe manuseá-la direito, principalmente sem a ajuda de alguém mais jovem na primeira vez. Achei interessante e ao mesmo tempo um tanto engraçado o fato de o autor ressaltar isso, visando que muitos de nós ou alguém que conhecemos já passaram por isso.

Concordo com todos os comentários que já tinha lido de que Harlan prende o leitor com sua narrativa, uma vez que a mesma é bem leve, repleta de diálogos e rápida, mas nem por isso pecando nas descrições. Muitas vezes me sentia realmente conectada à história, como estivesse ajudando Wendy de perto nas investigações. Outro fato interessante do estilo do autor é o de envolver praticamente todos os personagens na resolução dos casos, já que até mesmo os secundários acabaram tendo certo destaque e algumas vezes, uma importância muito grande.

Lançado no Brasil pela editora Arqueiro como a maioria dos livros do autor, Cilada contém um final surpreendente em uma trama que prende o leitor até o final. Harlan com certeza ganhou mais uma leitora de seus livros. Recomendo!

Nota: ☻☻☻☻☺ (Muito Bom)

11 comentários:

  1. Acabei de ler esse livro hoje, ele é realmente muito bom!!!! Harlan é muito bom!! www.redequinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou ótima. Gostei muito da parte sobre o facebook, eu mesma quando comecei usar fiquei meio perdida e não sabia fazer nada heheeh
    Nunca li nada do autor e o livro me interessou bstante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa!
    Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, tanto por não ser do Myron, o protagonista de vários livros dele, quanto porque o único que li do Harlam não me agradou muito (Quando Ela Se Foi). Fui uma das poucas que não gostou muito do livro, então quero ler outros pra ver se meu problema foi especificamente com esse ou com o autor, por algum motivo obscuro rsrs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. nunca li nada do harlan coben e, apesar de eu gostar do genero, nao me sinto atraída ainda.
    gostei da sua resenha, e sempre achei que outros títulos dele fossem mais atrativos, mas gostei especialmente de cilada.
    abraço,
    samuely

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parabéns pela resenha! Ficou muito boa! Ainda não li nada do Harlan Coben, mas espero poder ler algo em breve, pois todas as resenhas falam muito bem da escrita dele. É bom quando um livro prende o leitor do início ao fim.

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  6. Eis o primeiro livro que li do Harlan Coben, que fez eu virar fã do autor e ler os demais livros dele. Gosto muito da maneira que ele conduz a estória, concordo com os critérios dados na resenha.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã dessa literatura, mas gostei da resenha...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  8. Bom, só li um livro do Harlan, Alta Tensão, e como você já deve saber achei sensacional. O livro é incrível. Cilada sem dúvida já está na minha lista de próximos livros para compra, deve ser ótima. Mas tem Quebra de Confiança que quero ler antes, é o primeiro livro com o Myron Bolitar. Alta Tensão também é com ele, mas é o último livro com o personagem, enquanto Quebra de confiança é o primeiro. Se eu soubesse disso antes de ler teria preferido começar pelo primeiro.
    Enfim, adorei sua resenha, abraço!

    ResponderExcluir
  9. Vejo todo mundo falando bem dos livros do Harlan, mas não tenho muita vontade de lê-los. Só tenho vontade de ler um ou dois, e Cilada é um que eu quero ler. Não é pela sinopse, nem pela trama e sim pela capa. Acho ela tão linda... rs E por isso tenho vontade de ler. Vai que eu leio, gosto e viro leitora de todos os seus livros? Pode acontecer...

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  10. Adoro finais surpreendentes e há tempos estou querendo ler algo do Coben! Tenho esse livro e acho que vou começar por ele! Adoro suspenses envolventes, ainda mais quando o autor consegue desenvolver a história satisfatoriamente! Pelo visto o Harla Coben merece mesmo toda essa fama que tem! Achei interessante essa questão do facebook, essas dificuldades tão comuns realmente ajudam a aproximar o mundo do leitor/personagem, atribuindo um caráter mais real a história!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu já imaginei que seus comentários sobre este livro seriam positivos.
    Harlan Coben é super recomendado (principalmente esta obra, aliás) por todos. Tenho o livro, só falta vergonha na cara pra ler logo, rsrs
    Curti isso do Facebook, rsrs
    Bjão, Andressa!

    ResponderExcluir