Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

10 de jan. de 2012

Resenha: A Passagem - Justin Cronin

Informações:
  • Título Original: The Passage
  • Autor: Justin Cronin
  • Editora: Arqueiro (cortesia)
  • Páginas: 816
  • ISBN: 9788599296820
Sinopse: Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado.

Resenha: A Passagem é o tipo de livro sobre vampiros que não se parece em nada com os livros do gênero a que eu estava acostumada. Se você pensa que ao começar a leitura vai encontrar um Edward Cullen no meio das páginas, está muito enganado. Mas certamente se pensa que vai encontrar muito sangue e aventura, não poderia estar mais certo.

A história tem um início lento, com a introdução de muitos personagens e suas vidas, sendo em cada momento dela, um narrador diferente. Isso nos ajuda a ver o ponto de vista de cada um: quem é contra e quem é a favor da experiência com o novo vírus, que aparentemente, deixa os que os toma renovados, com facilidade de cura e algumas características a mais. Porém este início pode aparentar uma história um tanto maçante de começo. Não pensei em abandoná-lo em nenhum momento, mas também não estava empolgada com a história como gostaria, já que quando parecia que não havia mais personagens a serem introduzidos, lá estavam mais alguns.

A partir de pouco antes da metade da leitura, consegui sentir-me mais conectada à história. Apesar de ainda não estar como desejava, a trama estava conseguindo me deixar mais interessada em seus mistérios e com vontade de conhecer mais sobre eles. Nesse ponto os virais estão começando a tomar forma e a carnifícia está apenas no início: depois, a história só tende a melhorar e a prender o leitor cada vez mais.

Apesar da narrativa um pouco cansativa quando trata-se da vida pessoal dos personagens e da história que cada um carrega consigo, vê-se que em partes é necessário para o desenvolvimento futuro da trama, já que são descritas individualmente. Conhecemos então cada personagem único do livro e daí podemos até prever algumas de suas escolhas e atitudes ao longo dele.

Os virais foram criados de uma forma brilhante. Apesar da indescritível sede por sangue, em certos momentos o autor faz questão de mostrar que apesar disso, em seu interior estão sofrendo. Sofrem porque não querem continuar a vida do jeito que levam e também porque não gostam de matar os seres humanos. Mas é simplesmente inevitável não se alimentar, e sua natureza fala mais alto.

''Os dentes, a sede de sangue, a união mortal com as trevas - e se essas coisas não fossem mera fantasia, e sim uma lembrança, ou até mesmo um instinto, algo gravado em nosso DNA havia milênios, algum poder sombrio que existia dentro do homem? Um poder que poderia ser reativado, aprimorado, controlado?'' Pág 100

O livro ainda conta com muitas reviravoltas do começo ao fim. É simplesmente muito difícil alguém conseguir imaginar a trama inteira, já que a mesma muda muitas vezes até a última página, em partes podendo deixar o leitor um pouco surpreso. Além disso, a trama conta com um leve toque de romance, indispensável em livros do gênero. A força do amor pode mudar muitas atitudes, mesmo em uma aventura com vampiros sedentos por sangue!

O trabalho de diagramação foi muito bem feito. Foi mantida a capa original do livro, e existem alguns detalhes na separação das várias partes do livro. Algo simples, porém notável.

Nota-se claramente que há continuação. O livro acaba com um ótimo gancho para sua sequência que me deixou bastante curiosa. Segundo o autor, será uma trilogia, e eu estou aguardando pelo segundo volume dela. Agradeço à editora Arqueiro por me enviar um exemplar do livro para resenha. Se você é um leitor que gosta do gênero, tenho certeza que não vai se arrepender.

Nota: ☻☻☻☻ (Muito Bom)

26 comentários:

  1. Oi Andressa!!!

    Eu estou lendo esse livro e ele é sim tudo o que você falou...faz um tempinho que eu dei uma paradinha... e recomeço hoje pela sua resenha viu?
    Um Super Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dessa!
    O livro parece ser muito bom, apesar do começo lento.
    De qualquer forma, não tenho muita vontade de ler. Os livros de vampiro que leio são muito mais pelo romance do que pelo tema "vampiros" em si, então não sei se ia gostar desse!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Ah me interessei! Ainda mais depois de saber que os vampiros são bem diferentes, só achei chato o fato da leitura ser um pouco cansativa no começo mas nada que uma boa reviravolta não supere esse fato não é mesmo? Mais um para eu ler esse ano.
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OMG! Esse livro parece ser muito legal!
    Apesar de você citar o começo lento, eu acabei imaginando que isso fosse necessário para haver uma sólida construção dos personagens.
    Gosto muito dessas histórias de pós-catástrofe devido a besteiras que a humanidade faz.
    Não sei se estou certa na minha impressão, mas também achei que a quantidade de páginas do livro dá chance para uma história bem estruturada.
    Só não gostei do fato de ter continuação, hahaha! Detesto esperar, e acabo desistindo de ler vários livros por saber que ainda não tem continuação... rs.
    Adorei a resenha!

    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Andressa, eu me encontrei numa coluna da Aione (do minha vida literaria) agora, o Parece mas não é, huaha. Eu não fazia IDEIA de que era um livro sobre vampiros. Como a capa lembra um pouco um outro livro que li, A cabana, eu imaginei que fosse uma espécie de continuação ou uma visão diferente, de outro autor.

    Mas falando do livro, eu achei interessante. Não estou muito no clima vampíros, mas gostei da forma diferente que eles são tratados em A passagem. Com crteza eu o leria se ganhasse o livro. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa!
    Apesar da sua classificação e elogios, eu acho que vou deixar o livro mais um tempinho na estante, não só pelo tamanho, mas porque não gosto de inícios lentos e narrativas cansativas. Não tenho paciência para ler um livro deste tamanho com narrativa chata.
    Mas a questão dos mistérios em torno da história me deixa curioso ainda...
    Enfim, Bjão! :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa,
    não fazia ideia que A Passagem era sobre vampiros. Vi a capa quando você estava lendo e isso nem passou pela minha cabeça. Apesar de parecer ter uma história legal não sei se eu compraria. Primeiramente pq não sou muito fã de vampiros, e eu vi que o livro é enorme e acho que como você disse ser um começo que pode ser considerado massante eu iria ficar enrolando e demoraria séculos para ler.
    Abraço! (:

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa! Tudo bem?

    Adorei sua resenha, e tenho muito interesse em ler esse livro, apesar de não saber se devo, haha... Adoro livros de suspense, investigação e do gênero de A Passagem... Não sou muito fã de livros de vampiros, e na minha opnião talvez se aparecesse um Edward Cullen nesse livro, ficaria horrível, apesar de eu ainda não ter lido. Não gosto muito de livros que descreve muito (principalmente desta forma). A estória parece realmente maravilhosa, fiquei bastante curiosa!

    Beijoooos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  9. Que pena que não tem nenhum Edward Cullen )= HAUHAUHA. Assim como a Aione, leio mais livros de vampiros que estão no meio de algum romance. Não que escolha mais o livro por romance do que por vampiro, HAUAHAUHA.

    Beijos, Bárbara.
    Sobre Meus Livros.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa!
    Adorei sua resenha!
    O livro parece realmente ser muito bom.
    Geralmente essas coisas de testes com vírus, resultam em apocalipse zumbi e não em vampiros haha
    Mas achei bem interessante a ideia do autor.
    Eu só não sei se leria porque sou uma pessoa agitada, e esse começo meio lento, poderia me desanimar bastante.
    Mas sua resenha despertou minha curiosidade!
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  11. Demorei mas comentei, sempre fiquei vendo esse livro no site da Editora Arqueiro, a sinopse dele chamou a minha atenção, assim como a capa. O mais legal é que ele não é daqueles livros chatos e melosos que falam de vampiros, mas tem sangue e aventura pelo que li, gostei! O fato de ter muitas reviravoltas e ser viciante também chamou a minha atenção, a única coisa que dá preguiça é o número de páginas :s

    Abraços
    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  12. Andressa, eu sou loouca para ler esse livro, juro! Eu gosto de tudo quanto é vampiro: bonzinhos, sexys ou descontrolados, para mim não importa.
    Sem contar que amo essa coisa meio apocaliptica, haha *-*
    E dá para perceber pelo tamanho do livro e pelo próprio autor que, talvez, algumas partes do livro cansem um pouquinho, mas nada que o faça não valer a pena (já que parece ser maravilhoso).
    Adorei a resenha e você só me fez lembrar de como estou louca por esse livro há tempos :)

    Beijoos

    ResponderExcluir
  13. Excelente dica, tenho uma amiga que adorou... O recorte deu uma água na boca..rs.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  14. UHU! já estou com ele aqui, to vendo todo mundo falar bem e sua resenha não me deu outro motivo se não começa-lo agora!
    beijos
    samuely,
    blackbird lonely

    ResponderExcluir
  15. Oii!!
    Parece mesmo um livro diferente dos que estamos acostumados! Não gosto de livros com narrativas cansativas, mas esse parece ser interessante, e com bastante aventura *-*
    Bjs

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  16. oi Andressa!

    Eu sempre fiquei interessada nesse livro, quando eu o vi pela primeira vez, pensei que fosse como "A cabana" ai depois de começar o blog soube que era de vampiros.Ele é enorme.. É ruim quando demoramos pra ler, parece que perdemos o pique..
    Os vampiros, os vitrais, parecem legais, o modo como o autor os descreve..
    Espero ler um dia, mas é algo bem pro futuro..

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu já vi a capa desse livro uma vez (acho), mas nunca me interessei em ler sobre ele, acho que por causo do titulo. Mas assim que vi essa capa me veio a mente o livro A Cabana. Percebe-se claramente que não tem absolutamente nada a ver com o livro, mas há algo nele que me lembra A Cabana, acho que são as cores, não sei.
    Me interessei pelo livro, é algo que eu gosto muito de ler, mas recuei um pouco na possibilidade de uma trilogia. Não sei se aguentaria mais uma. Apesar de ser uma boa oferta!
    Grande beijoooo!!!

    ResponderExcluir
  18. Confesso que ainda não tinha parado para ler nenhuma resenha sobre esse livro e a sua foi a primeira que chamou minha atenção. Parabéns pela ótima qualidade do seu texto.
    Fiquei com vintade de ler!!!

    p.s. Me visita!!!

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar muito bem sobre esse livro e tenho certa curiosidade em lê-lo. A história parece ser bastante interessante, surpreendente e original. E sua resenha me deixou com mais vontade de ler. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler esse livro,tenho ele mas ainda não pude ler.Adorei a resenha,flor.

    Bjinnn....


    Novidades Literarias

    ResponderExcluir
  21. Nossa, a resenha me surpreendeu. O livro é bem diferente do que eu pensava. Fiquei com vontade de ler. *-*

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Adorei a resenha! Realmente fico imaginando uma história que seja diferente desses vampiros moderninhos KK A resenha despertou muito meu interesse! Nossa esse livro é enorme! Maior que Harry Potter e a Ordem da Fenix que eu estou lendo! rs
    Adoreeei.
    E aproveitando o comentário.. Venho aqui em pedido de parceria com seu blog! Eu era do blog Sobre Meus Livros, mais agora tenho o meu blog.. Acabei de começar, mais já é um blog não é mesmo? rs. Bom, responda no post mais recente lá do blog.. ficarei esperando a resposta!
    Beijos, Renata =)

    http://diariodeuma-leitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Engraçado, pensei que já tinha lido este livro mas me enganei, e agora ele está anotadíssimo. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  24. Não sei porque, mas a capa me lembra muito ''A Cabana''...enfim, adorei o post, e o seu blog também é lindo :)
    Eu criei um blog sobre livros, ele está só no começo, mas eu gostaria que você desse uma olhada lá e comentasse. E se possível, segue o blog?
    O link é
    http://bookosfera.blogspot.com/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Quando vi a capa, achei que era mais uma continuação de A Cabana. Ai vi que era de vampiros e não tem nada a ver kkk
    Confesso que prefiro os vampiros mais bonzinhos e romanticos, mas mesmo assim gostei do livro, e já que você gostou bastante, apesar do começo, acho que vou dar uma chance pra ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. EU ERA A UNICA QUE ACHAVA QUE >>>>A PASSAGEM<<< FOSSE A CONTINUAÇÃO DE >>>>A CABANA<<<< ????????????? to inshok

    ResponderExcluir