Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

4 de jan de 2012

Resenha: A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger

Informações:
  • Título Original: The Time Traveler’s Wife
  • Autora: Audrey Niffenegger
  • Editora: Suma de Letras
  • Páginas: 450
  • ISBN: 9788560280407

Sinopse: Henry sofre de um distúrbio genético raro. De tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele se vê viajando no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.

Resenha: A Mulher do Viajante no Tempo conta a história de Henry e Clare. Henry viaja no tempo devido à um tipo de doença, uma mudança genética, e não consegue controlar. Aparece em lugares às vezes indesejados, sempre nu e não consegue retornar ao presente quando quer, o corpo o leva no devido tempo. Conhece Clare quando a mesma ainda era criança, mas ele, ao invés disso tinha em torno de quarenta anos: se conheceram quando Henry voltava no tempo. Com isso, Clare acaba se apaixonando por Henry quando ainda era adolescente, mas não podem ficar juntos.

Os capítulos do livro geralmente são divididos entre as visões dos dois, o que facilita o entendimento dos sentimentos de cada um em relação às viagens. Clare geralmente se sente solitária quando ele se vai e aguarda seu retorno ansiosamente. Henry, por outro lado, não gosta de deixá-la sozinha e também não gosta de viajar, afinal, pode parar em lugares perigosos.

‘’Ele some sem querer, sem avisar. Espero. Tenho a sensação de que cada minuto de espera é um ano, uma eternidade. Cada minuto é lento e transparente como vidro. A cada minuto que passa, vejo uma fila de infinitos minutos à espera.’’ Pág 9

‘’Quando estou em outro tempo, me sinto pelo avesso, transformado numa versão desesperada de mim. Viro um ladrão, um andarilho, um bicho que corre e se esconde. (...) É incrível eu ser mesmo real.’’ Pág 10

A leitura do livro é rápida, apesar de ser de tamanho mediano. É bem dinâmica e sempre repleta de diálogos interessantes e inteligentes. Tudo na trama é explicado e não simplesmente jogado ao leitor, como o fato do porque Henry viaja e porque não consegue mudar isso, mesmo querendo. O trabalho de diagramação também é importante ser ressaltado: apesar de simples, possui uma capa magnífica e não possui nenhum erro de ortografia aparente.

Os personagens foram construídos muito bem, tanto que as vezes consegue-se perceber sentimentos não tão aparentes só pelos atos dos mesmos, e isso não acontece só com os protagonistas. Além da história de amor entre eles, conhecemos seus amigos, suas famílias e podemos perceber como são diferentes, mas ao mesmo tempo muito parecidos e feitos um para o outro.

Apesar de no início poder aparentar um pouco difícil o entendimento da história, pelo fato de haver muitas datas e idades diferentes e que se misturam, com o passar de algumas páginas já entramos no clima da mesma. É interessante ver essa mistura de idades, já que o próprio Henry consegue encontrar com ele mesmo no passado. Vemos ele com 5 anos e ao mesmo tempo com 36, conversando como se fossem duas pessoas diferentes.

Para quem não tem interesse na leitura, sugiro que assista ao filme ‘’Te Amarei Para Sempre’’, uma adaptação do livro. Assisti muito antes de ler, mas foi bem adaptado e quase não modificaram coisas da história original. Só uma pena terem alterado o título em português.

Foi um livro que marcou meu ano, uma história que me fez refletir, principalmente no final, me fez rir e chorar e que recomendo a todos que querem um romance um pouco diferente. O livro já é um favorito!

Nota: ☻☻☻☻☻ (Ótimo)

20 comentários:

  1. Eu já acho esse livro super por causa da sua linda capa.Depois dessa resenha maravilhosa,fiquei muito a fim de comprá-lo.Já está adicionado na minha lista e assim que eu puder, quero lê-lo e me encantar com ele também.
    Ótima resenha!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro, mas vou ler com certeza.
    Tive ótimas referências!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro ficou bem legal, mais um livro que conheço pelo seu blog, e que acho ser ótimo diante da sua ótima resenha. Foi possível perceber o quanto você gostou dessa história.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eita que massa! não sabia que se tratava disso!
    vou tentar ler o mais rápido possível, mas comprar livros ta meio fora de cogitação no momento =/
    samuely
    blackbird lonely

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa!
    Eu vi o filme e não gostei tanto... Não sei, mas eu não vi tanta profundidade na história, o que deve ter no livro. Por isso quero lê-lo!
    Gosto muito dessa alternância na visão da narrativa e, principalmente, adoro diálogos inteligentes!
    O livro deve ser bem escrito mesmo, já que essas nuances dos sentimentos podem ser percebidas sem que os sentimentos propriamente ditos sejam citados!
    Adorei sua resenha, está bem escrita, bem argumentada e falando o essencial!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua resenha!
    O livro parece ótimo. Esse teme chama um pouco a atenção, embora saibamos que não é possível viajar no tempo, às vezes "fantasiamos" algo do tipo e, um livro com este tema, deve de ser bem interessante, deixando nossa imaginação "vuar".
    E a capa é muito bonita.
    Mais uma vez: Muito boa a resenha! Parabéns!

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  7. Eu não vi o filme, minha mãe assistiu e amou! Li sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro (ah, blogs literários, o que seria da minha vida de leitora sem vocês?). Vou colocar na minha lista!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante do filme, mas queria ter lido o livro antes rs Tenho muita vontade de lê-lo, vou paquerar alguém aqui de casa pra ver se me dá de presente haha Adorei sua resenha, fiquei ainda mais na vontade de ler o livro!!

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei esse livro com também o filme, apesar de terem modificado um pouco a história. Mas tirando isso, o que mais me encantou foi o amor do casal que supera as barreiras do tempo, por ser um romance tão profundo,é merecido as 5 estrelas!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  10. Sempre lia elogios sobre esse livro pela blogosfera, mas nunca tinha parado para ler sua sinopse e conhecer um pouco da sua história. E confesso que, apesar de não ser do tipo de livro que mais gosto de ler, fiquei bastante interessada.
    Vou procurar o filme (nunca tinha ouvido falar) e, se gostar, acho que irei atrás do livro depois. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa,
    Achei bem legal a história do livro super legal. Gosto de livros, filme, series e etc que mexem com viagem do tempo e acho que nunca bi tal tema ser tratado dessa forma, parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro realmente é lindo. É um dos meus favoritos.
    Como você disse, realmente, no começo o entendimento é difícil para aqueles que não conhecem a história. Como eu já tinha visto o filme (sem nem ao menos saber que era uma adaptação do livro), eu entendi o começo do livro. :)
    Mas é linda a história.
    Parabéns pela resenha!

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Já vi várias pessoas falando muito bem desse livro, assim como você. Mas é a primeira resenha que (que eu me lembre) eu vejo.
    Não fiquei com muita vontade de ler. E a pouca vontade que tenho é porque todo mundo fala bem.
    Vou procurar o filme, vai que me interesso mais..

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Vontade de socar a cara desse povo que traduz os títulos de filmes. Se tem livro tem que deixar igual, oras.

    A história parece ser bonita, eu tenho o filme gravado :x e não cheguei assistir, apenas fui passando e me pareceu ser bonita, e um pouco complicada de ser entender, olhando assim.

    A capa do livro é belíssima, espero ler esse livro em breve
    Adorei a resenha.

    beijos
    Nana - Obsession Valley
    Um 2012 de sucesso pra vc =D

    ResponderExcluir
  15. Aii, arrepiei com essa resenha. Imagino como vai ser quando eu ler o livro, haha.
    Eu aluguei o filme umas 3 vezes e das 3 vezes alguma coisa aconteceu e eu nao consegui assistir. Fico muito puta com isso! Acho que é para eu ler antes de assistir mesmo.
    A capa é mesmo linda e a estória deve ser maravilhosa, como você descreveu.
    Amei, amei a resenha. Você me fez querer ler o livro ainda mais :)

    Beijoos Andressa!

    ResponderExcluir
  16. Só na capa já se torna possível viajar na beleza da mesma...rs. Gostei muito da história (pretendo lê-lo), deve ser um livro que prende o leitor do começo ao fim não é? Parabéns pela resenha...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  17. Ai, Andressa, estou com o livro aqui... E com uma resenha dessas, sinceramente, deu vontade de parar qualquer leitura para lê-lo.
    Adorei sua sinceridade de sempre e fico realmente feliz que tenha gostado do livro, pois eu já quero lê-lo há algum tempo e sua resenha é um grande incentivo.
    Só não posso lê-lo agora, porque estou diminuindo a pilha com livros menores, e acho que este livro fará parte do desafio que estou participando, então lerei no futuro.
    Uma sorte que o livro seja de leitura rápida e agradável e os diálogos também.
    Adorei as quotes *0*
    Bjão!

    ResponderExcluir
  18. Andressa, que resenha tentadora. Sinceramente, eu fiquei intrigada, e louca pra lê-lo. Não só por ele viajar no tempo, mas pela espera dela, a questão genética, enfim! Adorei...BeijokasssssLendo de Tudo

    ResponderExcluir
  19. Oii!!
    Sua resenha tá ótima, um livro que desperta várias emoções só pode ser maravilhoso!
    E eu sou louca para ler esse livro, tá na minha lista de desejados a um tempinho já! *-*
    Espero lê-lo em breve!!
    Bjs

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  20. Que demais a capa desse livro! Não conhecia. Adorei e vai pra desejados no skoob haha

    A resenha ficou ótima, fiquei com muita vontade de ler o livro.

    Abraços.
    Igor Gouveia
    http://25conto.blogspot.com/

    ResponderExcluir