Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

15 de dez. de 2011

Resenha: Um Estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle

Informações:
  • Título Original: A Study in Scarlet
  • Autor: Arthur Conan Doyle
  • Editora: Martin Claret (cortesia)
  • Páginas: 126
  • ISBN: 8572324712
Sinopse: Romance policial que trata do esclarecimento de um crime pela habilidade e coragem do detetive Sherlock Holmes. Trata-se de uma impressionante narrativa que a imaginação do autor atribui ao dr. Watson, o conhecido amigo e colaborador de Sherlock Holmes.

Resenha: Um Estudo em Vermelho é a primeira aventura de muitas do famoso detetive inglês Sherlock Holmes. Sempre tive muita curiosidade de ler algum livro dele e posso dizer que não me decepcionei.

A narrativa é basicamente dividida em duas partes. A primeira tem como narrador o Dr. Watson, um médico que volta da guerra para Londres e, ao procurar alguém para dividir um apartamento, conhece Holmes. Ao receber certo dia uma carta de um detetive da Scotland Yard, os dois tentam resolver um misterioso assassinato, que envolve uma trama muito maior do que se imagina!

Sherlock apresenta um caráter peculiar logo nos primeiros diálogos. É bastante observador e misterioso, sempre seguindo suas intuições que revelam-se sempre certas. É também bastante egocêntrico, pois sabe que é o melhor no que faz e não deixa que o resto das pessoas diga o contrário. Isso aguça a curiosidade de Watson e o mesmo passa a tentar entender essa mente espetacular que Holmes apresenta.

‘’Conforme se passavam as semanas o meu interesse por ele e a minha curiosidade a respeito dos seus objetivos iam gradualmente aumentando em extensão e profundidade. Até a sua constituição física era de tal forma curiosa que despertava a atenção do mais descuidado observador.’’ Pág 19.

A segunda parte da narrativa conta uma história um pouco mais antiga de um homem e uma garota à beira da morte no deserto. O ritmo do livro diminui consideravelmente nessa parte, mas obviamente é de suma importância para o entendimento do crime e as duas partes acabam se entrelaçando no final.

O autor nos introduz neste livro o grande detetive que é Sherlock Holmes, sempre um passo à frente de seus companheiros, e é a primeira história de uma longa jornada de sucesso do mesmo. O livro é repleto de mistério e sua leitura flui muito rápido, apesar da linguagem não ser tão simples, podendo ser lido em apenas um dia ou dois.

Agradeço à editora Martin Claret por me disponibilizar um exemplar do livro para resenha. Recomendo a leitura para quem adora histórias do gênero!

Nota: ☻☻☻☻☺ (Muito Bom)

7 comentários:

  1. Já li Um Estudo em Vermelho e é ótimo! Sherlock é incrível, sem condições! Adorei o livro e espero em breve ler mais história dele!
    Inclusive, tem uma série britânica chamada Sherlock, que faz um releitura da obra nos tempos modernos. A 1º temporada só tem 3 episódios e é PERFEITO, muito, muito bom mesmo... recomendo demais. A 2º temporada começa em janeiro!

    ResponderExcluir
  2. Que legal a resenha, quero muito ler o livro que ganhei da editora: A Volta de Sherlock Holmes, o que me falta é tempo... Mas esse parece ser ótimo tb!

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa!
    Acredito que esse eu não tenha lido, mas já li outros de Conan Doyle e adorei, sou fascinada por Sherlock e suas histórias!
    Os que li realmente fluem bem, mesmo com a linguagem não sendo tão simples!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Sherlock, já li muitas aventuras dele, tive a sorte de achar os livros na biblioteca. Acho que meu favorito é o Cão dos Baskervilles.
    Andressa, a BBC produziu um seriado excelente do Holmes, eles modernizaram a história e ela se passa nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas com tanta gente falando bem nos comentários acima, fiquei curiosa!

    Bjs, Bárbara.

    ResponderExcluir
  6. Já li algumas das aventuras do Sherlock e simplesmente me viciei pelas suas histórias ! *-*
    Parabéns pela resenha :D

    Beijo, beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa!

    Tive meu primeiro contato com as histórias de Sherlock Holmes através de contos, depois li "Um Estudo em Vermelho" e "O Vale da Morte", se não me falha a memória. São todos livros muito interessantes, com crimes cruéis e muito mistério.

    Ainda assim, vou lhe dizer que prefiro Agatha Christie. O suspense contido nos livros dela não está em lugares tão distantes, como nas sociedades secretas de Conan Doyle, mas entre as pessoas mais próximas das vítimas, o que torna tudo mais intrigante e próximo da realidade.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir