Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

19 de dez. de 2011

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

Informações:
  • Título Original: Suzannes’s Diary for Nicholas
  • Autor: James Patterson
  • Editora: Arqueiro (cortesia)
  • Páginas: 224
  • ISBN: 9788580410273

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas é um livro que consegue despertar no leitor uma mistura indescritível de emoções. Em um momento você está feliz junto com Suzana, em outro, angustiado junto com Katie e no final, com certeza triste pelo modo como tudo se desenrolou.

Logo no início da leitura, me identifiquei mais com Suzana do que com a própria Katie. Acabei torcendo muito mais por ‘’Nicolas, Suzana e Matt: para sempre um’’ do que pelo relacionamento de Matt com Katie. Talvez pelo fato de entender melhor como Suzana se sentiu em cada momento de sua vida, colocando-a abertamente nas páginas do diário de uma forma muito viva, ficou logo muito claro para mim que ela era minha favorita. Tem uma paixão e um amor infinitos, tanto pelo pequeno filho quanto pelo marido e em contraste com os sentimentos de Katie, me pareceu que a segunda não partilhava de emoções tão fortes.

‘’ Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. Eu me apaixonei. Estou apaixonada. (...) Nós é muito melhor do que eu.’’ Pág. 85

Apesar de isso, era óbvio o sofrimento gradativo de Katie enquanto conhecia mais a história de Matt. Vivia atormentada pela idéia do que poderia ter acontecido no final dela e do porque Matt queria que ela tomasse conhecimento disso. Obviamente, tinha também muito medo de saber que ele a tinha enganado esse tempo todo. Mas não via uma rival em Suzana, e pelo contrário, pensava que se fossem outras circunstâncias, poderiam até ser grandes amigas, já que a segunda tinha um coração enorme e muito bom, qualidades que Katie aprecia.

O livro segue de maneira muito rápida. Por se tratar de um diário, os capítulos são curtíssimos e de muito fácil compreensão, de modo que pode-se terminar a leitura em poucos dias, e mesmo assim consegue transmitir tudo que o autor pretendeu. Atingiu todas as expectativas criadas, tanto na parte sentimental, quanto no pequeno mistério de qual seria o final daquela história. James Patterson criou uma ótima narrativa e me arrisco a afirmar que nunca li um livro tão emocionante e tão bonito, não só com relação do amor entre os casais, mas também da força do amor de uma mãe com seu filho, que foi abordado muito bem.

‘’É difícil imaginar você com qualquer outra idade que não seja a que tem agora. Mas acho que todas as mães tendem a pensar nos filhos assim, a congelá-los no tempo e guardá-los na mente como flores em uma gaveta, perfeitos e eternos. Às vezes, quando nino você, sinto como se estivesse segurando um pedacinho do céu nos braços. Tenho a sensação de que há muitos anjos protetores ao seu redor, ao nosso redor. ’’ Pág. 41

Foi um dos melhores livros já lidos por mim e com certeza é um favorito. Vale a pena conhecer e se emocionar com esta linda história. Agradeço à editora Arqueiro por me enviar um exemplar para resenha.

Nota: ☻☻☻☻☻ (Ótimo)

12 comentários:

  1. Talvez a resenha mais aguardada por mim durante esse mês, ela saiu, e que resenha! Então, achei muito interessante a divisão de capítulos e do livro ser escrito em forma de diário, com certeza, assim como você disse a leitura se torna mais dinâmica e rápida. Só que nunca imaginei James Patterson, o maior escritor de suspense da atualidade escrever um livro de romance como esse, essa mistura deve ter ficado perfeita! Se você soubesse a minha ansiedade agora para ler esse livro. kkkk

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou bem animado para ler esse livro. Pretendia deixar ele mais para frente, mas depois de tantos comentários positivos sobre o livro acho que vou passar ele na frente. E já que a leitura é rápida isso não será um problema. Parabéns pela resenha Andressa, muito boa mesmo. Deu para ver que você realmente amou o livro e se emocionou pelas história, e isso só fez que minha vontade de ler aumentasse!

    ResponderExcluir
  3. Nossa,que resenha linda!!
    Todos na blogosfera estão falando muito bem desse livro,estou ansiosa para começar a ler o meu. Tenho certeza que irei me emocionar muito com essa estória.
    Adorei a resenha!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa!
    Concordo muito com você!
    Esse livro desperta milhões de sentimentos em nós e é impossível parar de lê-lo!
    Gostei demais da Suzana, mas também gostei muito da Katie!
    Enfim, também está entre meus favoritos ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa!!!

    Esse livro é lindo! E, eu estou esperando ansiosamente para lê-lo!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Toda vez que leio "James Patterson", ligo à Nicholas Sparks, por que será?

    Então, sobre o livro, parece ser maravilhoso, muitas pessoas o consideraram um romance e tanto. Ainda não tive oportunidade de tê-lo comigo, mas em breve quero lê-lo! :D

    Resenha ótima! Direta e com detalhes que me agradam muuuuuito!

    Amei o blog e óbvio que já estou seguindo! Espero que curta o meu! E tem promoção do livro "Julieta Imortal" rolando! (:

    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita muita muita vontade de ler esse livro! Todo mundo fala super bem, já está na minha listinha!

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  8. Andressa, desta feita vim lhe convidar para ler uma resenha crítica "A Vitória de Orwell", pois sempre tiveste a oportunidade de conhecer a poesia. Fica o convite. Quanto a sua resenha: é uma história interessante. Já me fisgou pelo fato de Matt ser poeta.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi ;)
    Estou super interessada nesse livro, até agora não vi ninguem falar um ponto negativo sequer.
    Ótima resenha!

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  10. Andressa, sua resenha é uma das primeiras que leio desse livro e olha, eu tô morrendo de vontade de correr na livraria agora e comprá-lo. Como a Arqueiro não tem mais esse exemplar para resenhas, vou comprar sem duvida nenhuma. O quote que você separou é belissimo! To apaixonada por ele, serio.

    Resenha muito bem escrita, de verdade. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Toda vez que leio "James Patterson", ligo à Nicholas Sparks, por que será? [2]

    Todo mundo tá falando muito bem desse livro! Estou cada vez mais curiosa!
    Boa resenha [:

    Beijo,
    Brenda Lorrainy
    catavetodeideias.com

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito das histórias criadas por JP. Quero ler este livro em breve.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir