Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

2 de nov. de 2011

Resenha: A Guerra dos Tronos - George R.R. Martin

Informações:
  • Título Original: A Game of Thrones – The Song of Ice and Fire
  • Autor: George R.R. Martin
  • Editora: LeYa
  • Páginas: 592
  • ISBN: 9788562936524
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de protegê-lo da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.


Resenha: Da série de livros mais famosa do momento, As Crônicas de Gelo e Fogo, o livro A Guerra dos Tronos conta com a introdução de vários personagens fortes, que vivem num mundo onde a honra e coragem são as principais características de um homem. Um mundo fictício, que faz o leitor viajar cada vez mais na história, cheia de intrigas, guerras e ação.

Ao contrário do que muitos que não leram o livro podem pensar, apesar do mesmo ser grande e conter a fonte pequena, não torna a leitura cansativa em momento nenhum, já que a ação é um artifício que nunca falta. Os capítulos são divididos pelo nome de cada personagem em que será narrada a história naquele momento, então temos uma grande diversidade de pontos de vista e lados da história, podendo nos levar a um melhor entendimento das atitudes que cada um deles vem a tomar.

''Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando.’’

Somos então introduzidos à vida de Lorde Eddard Stark, um honroso homem que sempre pensa em proteger os seus e que sempre se mostra muito correto, e por isso, as vezes não toma as atitudes mais inteligentes. Sua família é composta por seis filhos, sendo um deles um bastardo, chamado Jon Snow e sua esposa Catelyn. E uma vez introduzidos à teia de conspirações dos Lannister, se vêem em um perigo maior do que imaginavam.

Percebe-se um grande crescimento de alguns Starks ao longo da história, como por exemplo, de Robb, filho de Eddard e herdeiro de Winterfell, a terra de seus ancestrais, que começa uma criança de apenas 14 anos e ao fim do livro é já considerado um homem pelas atitudes tomadas. Sansa Stark também evolui muito e Jon Snow passa a ser visto não só como um bastardo, mas como um irmão comum para outros, quando é enviado para longe de Winterfell. Uma evolução mais lenta ocorre também com outros personagens, menos perceptivas, como é caso de Arya, Eddard e Catelyn.

Alheia a isso, Daenerys Targaryen é parte de uma família real antiga, de uma linhagem de dragões há muito extintos e que seria a verdadeira herdeira do trono após seu irmão Viserys: o mesmo que agora quer tomar o seu trono de volta, roubado pelo novo rei, Robert Baratheon, o Usurpador com a ajuda de Eddard Stark: o Trono de Ferro.

Há também, mais ao norte, um grupo de pessoas destinadas a proteger os Sete Reinos do que existe pra lá de uma Muralha que há milhares de anos foi erguida, para separar duas tribos. São os chamados Patrulheiros da Noite. Existem lendas sobre o que realmente há atrás da Muralha, principalmente sobre os que são conhecidos como Os Outros. Não se sabe ao certo o que eles são, a não ser que são um perigo para todo o reino do sul.

Os Lannisters, ambiciosos e perigosos, sempre põe a frente suas próprias vontades e quem intervir a elas, pagará um grande preço. Ninguém sabe ao certo quais são seus planos. Ainda.

''Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo. ’’ Cersei Lannister - pág. 346

Mesmo contendo cidades, costumes e pessoas totalmente fictícias, o livro é ao mesmo tempo muito real. Há cenas de sexo explícito, batalhas sanguinárias e os personagens em momento nenhum são tomados por pessoas perfeitas e que sempre escapam do pior. Há uma realidade contida nele, que a maioria dos livros não possui: a de que nem sempre se pode escapar do está por vir e que nem sempre tudo irá dar certo para todos.

George R. R. Martin criou uma história envolvente, que te deixa com uma sensação de quero mais ao fim do primeiro volume de sua série, estreando-a com chave de ouro. Existem mais dois volumes dela já publicados no Brasil – A Fúria dos Reis e A Tormenta de Espadas- com previsão para o quarto livro ser lançado em português no ano que vem. Para os que já leram o livro ou que não tem vontade de conhecê-lo, foi lançada no começo desse ano a série de TV, passada pela HBO, que foi bastante fiel ao livro.

É um livro super recomendado, que já foi para minha lista de favoritos e não vejo a hora de ler sua continuação!


Nota: ☻☻☻☻☻ (Ótimo)

17 comentários:

  1. EU SOU LOUCA PARA TER ESSE LIVRO. Não vejo a hora de compra-lo.
    Ótima resenha!

    Beijos, Carol.
    www.perdidanaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Você falou algo que acho muito importante nos livros de ficção: transmitir a sensação de realidade mesmo que nós saibamos que aquilo não exista. Acho isso muito importante em qualquer livro! Preciso acreditar que é real, senão não consigo entrar na história!
    O livro deve ser mesmo fantástico, todos dizem que é ótimo e nada cansativo, mesmo com o tamanho do livro e com todas as informações nele!
    Tenho curiosidade de ler, mas não é uma prioridade, simplesmente porque o tipo da história não é o que mais chama minha atenção!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, eu já quase comprei esse livro, mas fiquei pensando, vi criticas, e me parece ser muito parecido com o senhor dos anéis, então sei lá, já não me agradou muito, mas mesmo assim, Adorei seu blog. Já estou seguindo.


    Fernando| Nerd Literário -


    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. As pessoas falam sempre muito bem dessa série, mas eu não tenho muita vontade de ler não.
    Ótima resenha =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Poxa! Só vejo resenhas positivas sobre o livro, inclusive no blog, e vejo que tenho que comprar logo! Só estou esperando uma mega promoção do Submarino, rsrs!
    Comecei a assistir a série, e adorei! Tem um tom sombrio que me chamou muita atenção! Espero ler o livro logo (só não se ainda este ano, porque tem muitaaaa coisa e provavelmente vou dar prioridade aos menores por enquanto). Mas prometo que assim que comprá-los, serão as primeiras leituras de 2012.
    Enfim, muito boa resenha, um bjão!

    ResponderExcluir
  6. Sou completamente apaixonada por esse tipo de história e estou morrendo de vontade de começar a ler essa série. Parece simplesmente fascinante *-*
    Depois de ler sua resenha, fiquei mais curiosa ainda. Gostei de saber que o livro possui características bem realistas, o que torna a leitura bem mais interessante.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O livro é realmente ótimo. Amo histórias épicas como essa, então já sabia que era certo que eu gastasse antes mesmo de ler. George R. R. Martin escreve com uma maestria impressionante e sem pena alguma, amo essa característica em As Crônicas do Gelo e Fogo. Já li os três primeiros livros da saga lançados no Brasil e já conto os minutos para o próximo.
    E como você falou, o livro é grande?! Sim (apesar dos outros serem bem maiores), porém não chega em momento algum a ser cansativo, muito pelo contrário.
    Adoro também o estilo da narrativa, cada capítulo sendo pela visão de um personagem. Isso nos deixa a par de tudo que está acontecendo pela Westeros (e fora dela), sem falar que é interessantíssimo ver a diferente visão dos personagens sobre um mesmo assunto!
    Ótima resenha, parabéns.

    O Livreiro Maluco
    http://www.livreiromaluco.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a sua resenha, gosto de livros assim, acho que os que acontecem no mundo real nosso perdem a graça de alguma maneira. É tão legal ver um livro que acontece em um mundo fictício, você praticamente viaja para o mundo descrito pelo autor, uma coisa diferente. Deu até vontade de ler esse livro

    ResponderExcluir
  9. Esse é um livro que eu tenho muita vontade de ler. Adorei a sua resenha florzinha, muito bem elaborada :)

    Tem um selinho pra você no meu blog. Espero que goste. Beijo

    http://exploradoradelivros.blogspot.com/p/selinhos.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa!
    Sou completamente viciada pela série de Tv por esse motivo não vejo a hora de poder ler esse livro tão falado na blogosfera.
    Adorei a resenha e espero que ele entre na minha lista de favoritos assim como entrou na sua.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  11. Ai, ai, cada resenha que leio desse livro me deixa louca de vontade de ler.. Já tenho o primeiro, mas tem tantos na minha alta pilha que dá até dó começar a ler um tão grande! haha
    A resenha ficou ótima, mas já ouvi criticarem um pouco por causa dessa divisão por capítulo, me disseram que tira um pouco a concentração o.Ô

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Nossa to louca, doida, pirada... por esses livros mimimi
    Sou apaixonada pela série, uma amiga minha já começou e terminou de ler..e ficava vendo no skoob os históricos haha

    Pela sua resenha, já dá pra sentir um pouco da 'fidelidade' da HBO com a série, e dizem que foi muita mesmo!

    Nha adoro a Arya.! E Dany *.*

    Minha amiga também prefere o Stephen Moyer HAHA eu gosto dele também.

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a sua resenha, tenho vontade de ler esse livro, mas devo adimitir a quantidade de pag dele me assusta um pouco rsrrs

    Bjs

    Amanda

    ResponderExcluir
  14. Amei os detalhes, pena que ainda não li a série :(
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! ;)
    E estou doida para comprar e começar a ler logo! Sempre vejo o pessoal falando super bem dessa série.

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  16. Era exatamente esse meu medo, Andressa, ao ver o livro. Pensei que pela enorme quantidade de páginas e letras minúsculas, a leitura fosse cansativa.
    Mas pelo que você comentou, isso não acontece, que bom! Vou me esforçar para ler em breve, já que tem outros livros na frente dele.

    Bjs.
    ParaísoEmPapel

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho os tres primeiros livros aqui e posso dizer que adoro a série. Estou doida para ler O festim dos corvos mas ainda não tenho =/
    Gostei muito da sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir