Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

11 de set. de 2011

Resenha: Depois Daquela Viagem - Valéria Piassa Polizzi

Informações:
  • Título: Depois daquela viagem – Diário de bordo de uma garota que aprendeu a viver com AIDS
  • Autora: Valéria Piassa Polizzi
  • Editora: Ática
  • Páginas: 279
  • ISBN: 850808742X

Sinopse: No tom coloquial próprio dos jovens, Valéria Polizzi relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos.

Resenha: Já tinha ouvido falar muitas vezes neste livro, e sempre as pessoas falavam que era ótimo, mas eu nunca tinha tido a oportunidade de lê-lo, até que minha amiga me emprestou, e agora também faço parte dessas pessoas.

O livro é narrado em primeira pessoa, com a autora relatando sua vida pessoal, a partir do momento em que contrai AIDS. Mas espera aí, não é só gay que contrai AIDS? Agora pode ser que não tenhamos mais esta dúvida preconceituosa, mas na época em que Valéria passou por tudo que ela conta essa era a idéia que a população em geral tinha em mente. Portanto ela resolve não contar a quase ninguém, tirando obviamente seus pais e médicos, que contraiu o vírus. E com isso a história vai se desenvolvendo.

O que gostei bastante na narração, é que podíamos entender como ela se sentia em relação aos comentários maliciosos, entender que Valéria pensava que não iria viver muito mais tempo. E com isso eu percebia o porquê dela tomar as decisões que tomou.

Como é um livro voltado ao público jovem, a escrita é bem fácil de ser lida e compreendida. Ela dá uma lição aos jovens que mesmo com toda a publicidade que temos agora, ainda não entendem a importância de usar preservativos.

É uma história de vida bonita, que vale a pena ser conhecida. E pra ver como as coisas são, ela mesma fala que talvez não vivesse muito mais tempo, e após o término do livro, pesquisei, e ela já está com em torno de 40 anos!

Recomendo o livro!


Nota: ☻☻☻☻☺ (Muito Bom)

11 comentários:

  1. Oi Andressa!
    O livro deve ser ótimo, principalmente por ser uma temática forte voltada para os jovens!
    Hoje essa visão da AIDS e da homossexualidade já foi modificada, mesmo que ainda exista, mas na época da autora ainda era muito grande!
    O livro deve passar um ótimo aprendizado!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor, obrigada por seguir o blog!! \o
    Adorei o seu, e não conhecia este livo não.. sempre bom falar de livros diversos!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Oii Andressa.
    Não conhecia esse livro, mas a temática dele mostra-se ser bem forte né? Ainda bem que ele tem uma escrita fácil, assim não cansa tanto o leitor.

    Beijos,
    Mah - Livro e Coração

    ResponderExcluir
  4. nao conhecia e a capa deixou muito a desejar...
    adoro livros com fatos veridicos, ainda mais se tratando de um caso desses, deve ser linda a historia e que bom saber que ela continua viva, espero que esteja bem tbm...

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Este livro deve ser demais, deve ser emocionante...:)

    ResponderExcluir
  6. Oi! Sua resenha está bem legal! Sabe, a minha irmã tem ele aqui em casa, mas eu, rsrs, não posso ler... Peninha... A capa é um pouco estranha, porém cativante, né?

    Um beijo

    http://so-soline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. AH! É por que minha irmã diz que tem coisas inapropriadas, sabe? kkkk

    Mais, futuramente lerei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu li há muitos anos atrás, e ele me deixou impressionada! Este livro deveria ser trabalhado nas escolas. Todo mundo devia ler!

    ResponderExcluir
  9. Eu também já ouvi diversas pessoas falarem desse livro, mas ainda faço parte daqueles que não o leram aewhoiafhwi Acho magnífica a história que ela conta e na verdade eu não sabia que na época que ela contraiu o pensamento da polução era aquele. Deve ser uma situação muito difícil de passar, por isso tenho muito interesse em conhecer, minha irmã tem o livro então acho que em breve eu consiga ler :)
    beijo!

    ResponderExcluir
  10. quero comprar esse livro mais não sei quanto custa alguem pode me informar quanto é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Procurei o livro no Buscapé e achei o mais barato por 30 reais. Se quiser dar uma olhada nos sites que vendem e seus respectivos preços, é só conferir neste link: http://compare.buscape.com.br/depois-daquela-viagem-valeria-piassa-polizzi-850808742x.html?pos=1 .
      Espero que goste da leitura!

      Beijos.

      Excluir