Início Editoras Parceiras Blogs Parceiros Autores Parceiros Contato undefined

2 de abr. de 2012

Resenha: Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

Informações:
  • Título Original: This Glittering World
  • Autora: T. Greenwood
  • Editora: Novo Conceito (cortesia)
  • Páginas: 336
  • ISBN: 9788563219411

Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu.

Resenha: O livro Um Mundo Brilhante tinha tudo para ser muito bom: uma capa e uma sinopse que chamam a atenção da maioria dos leitores que apreciam romances mesclados com um pouco de mistério. Porém, depois de terminada a história, não pude deixar de sentir que algo faltou à ela.

O que, de longe, mais me incomodou em toda a trama foi Ben, o próprio protagonista. Na minha opinião, algo que com certeza mudaria se tivesse poder de fazê-lo, seria criar um personagem completamente diferente dele, com outras características e outra personalidade. Não consegui me envolver com sua narrativa e a única coisa que me veio à cabeça no fim do livro foi o quanto o personagem conseguiu ser egoísta, covarde e sem amor-próprio. Durante a história conhecemos seus mais profundos desejos e no fim percebemos que ele não faz absolutamente nada para lutar por eles, é simplesmente como se esperasse a vida se resolver sozinha. Não houve um amadurecimento em Ben ao longo da trama.

A personagem que mais me cativou, com certeza foi Shadi, irmã do índio assassinado. Tem uma personalidade mais forte que a de Ben, é mais decidida e por vezes até toma atitudes que caberiam a ele tomar, mas que é muito fraco para isso. Outra personagem que não me cativou tanto, mas que merece menção, foi a esposa do narrador, Sara. Por vezes não sabia o que esperar de suas atitudes, já que sempre me surpreendia durante o livro com a sua postura diante de certas situações.

Sobre a trama, esperava algo a mais sobre o mistério do assassinato, o que não aconteceu, e apesar de o mesmo não ter tido um desfecho de todo ruim, também não foi empolgante ou animador. Porém, algo que gostei sobre a narrativa foi a descrição das paisagens, principalmente da cidade onde a mesma se passa, onde há sempre neve para enfeitar o cenário.

A diagramação do livro não deixa a desejar, apesar de ter considerado a capa um tanto enfeitada demais. Apesar de condizer com o título do livro, a quantidade de glitter nela contida não deixou de me parecer um tanto exagerada e chamativa além do necessário. Quanto ao texto, apesar de um livro mediano, pode ser lido rapidamente, por possuir uma linguagem leve.

Num todo, a história não me conquistou e no final, a sensação que tive é que ela não evolui num bom ritmo, sempre ''batendo na mesma tecla'', mas sem ir em frente. Poderia ter sido mais bem desenvolvida e aproveitada pela autora, já que a proposta, apesar de um tanto clichê, era boa. É, no máximo, um livro regular.

Nota: ☻☻☺☺☺ (Regular)

15 comentários:

  1. Oi Andressa!

    Já li algumas resenhas sobre o livro e todas elas criticam o protagonista. Não li ainda o meu livro e estou tentando não formar um pré-conceito em relação a tudo.
    Bela resenha.
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Hm, acabei de ver que o blog tá de cara nova \õ/ Tá lindo, parabéns *-*
    Já vi esse livro em vários blogs, mais ainda não li, então não posso falar nada -q
    Quero muito lê-lo! Parece ser muito bom.
    Adorei a resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa,

    Eu concordo com você quando diz que o personagem principal é fraco e covarde, também não consegui me envolver com ele. Porém, meu balanço final foi que o livro é sim bom, e mostra o mundo real. E quanto a capa, diferente de você, achei-a linda e muito bem bolada.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Oii Andressa!
    Também não gostei do Ben, talvez se ele tivesse um outro tipo de personalidade, fosse menos fraco, e com amor-próprio como você mesma falou, ele conseguisse nos envolver!
    O que salvou foi a linguagem do livro, mas mesmo assim ainda esperava mais de Um Mundo Brilhante. ;/
    Parabéns pela resenha, ótima e super sincera!
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa!
    Estou lendo Um Mundo Brilhante no momento e apesar de não estar tão avançado na leitura (pág 150 apenas) concordo com você em tudo.
    Quando foi lançado estava bastante animado para lê-lo e agora que estou com ele tenho preguiça. Você falou que a proposta do livro é um pouco clichê, e concordo com você. Mas também acredito que os clichês funcionam se bem trabalhadas (os livros do Harlan Coben, por exemplo, são recheados deles, mas funcionam!), mas Um Mundo Brilhante está me lembrando apenas alguma novela do Globo até agora.
    Você tirou as palavras da minha boca quanto ao Ben, não tenho a menor empatia pelo personagem.
    Inicialmente estava lendo de maneira bem fluida, mas agora estou com preguiça de pegar o livro. Espero que isso mude com o correr das páginas e que Um Mundo Brilhante consiga me mostrar mais de sua capacidade.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Parabéns pela resenha. Ficou muito boa.
    Eu já tinha visto outra(s) resenhas sobre este livro, a diferença é que nelas não havia esta critica. É muito bom ter mais pontos de vista sobre o mesmo tema. Realmente a capa e sinopse são grandes atrativos, mas não é disso, ou só disso, que se faz o livro, né?!

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    PS: Desculpa esta ausência de comentários por minha parte. Ainda não consegui conciliar computador e faculdade. (O que torna a situação um tanto... engraçada, pois faço Ciência da Computação... hehe). Gostei bastante do novo layout.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andessa! Super legal seu blog, já estou seguindo!!!

    Se puder convido para seguir eternamente-princesa.blogspot.com


    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa, o Ben me irritou muito também, mas eu gostei do livro mesmo assim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andressa.
    Eu tenho esse livro, mas ainda não li. Quer dizer, comecei umas 5 ou 6 páginas, mas como tinha outros para terminar não continuei. Desde essas 5 ou 6 páginas dá para sentir que o livro não é aquelas coisas... É realmente uma pena, pq é linda a capa. O Ben é bem (não foi um trocadilho) morno e sem graça. De qqr forma vou ler para ver como fica a história do assassinato e conhecer a Shadi.
    Gostei da franqueza da sua resenha. Livro qdo não é bom não tem q ficar bajulando msm.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Vissshhh, já vi que não vou gostar mesmo!
    Eu já havia lido algumas resenhas que não elogiaram o livro, também, e me desmotivei. Agora, não sei quando vou ler, mas tenho, já que é de parceria.
    Achei a capa muito legal, mas realmente é muito enfeitada, sei lá. Meio que deixei de curtir, rsrs
    Enfim, quero só ver.
    Beijão, Andressa! (Adorei o novo layout do blog *-*)

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa
    Uma pena que o livro não te agradou =/
    Leio resenhas medianas dele, sempre essa média de avaliação mesmo.
    Mas espero não decepcionar, o livro tem uma capa tão linda.

    Parabéns pela resenha e pela sinceridade

    uma ótima quarta pra você
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Opa, acho que eu serei a do contra.
    Ao contrário de quase todo mudo, eu gostei muito do livro. Me apaixonei pelos personagens, e consegui compreender tudo que o Ben passava.
    Não achei o final clichê, achei diferente de tudo que eu já li.
    Uma pena que você não tenha gostado. :/
    Parabéns pela resenha sincera.
    Beijo, Andressa!
    :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessinha!
    Também por vezes chegava a odiar o Ben, principalmente em uma certa parte mais perto do final onde a situação chegou ao seu ápice (acho que você sabe do que estou falando). Mas sinceramente não consegui gostar da Shadi. Até agora não entendo bem o porquê, mas ela não me despertava nenhum sentimento, não conseguia me conectar coma sua personagem, entende? A que mais conseguiu despertar alguma simpatia em mim foi a Sara. Talvez por lembrar tantas mulheres que insistem em agarrar-se a um relacionamento mesmo sabendo que ele claramente não vai bem.
    No meu caso porém, o livro conseguiu me agradar. Mesmo sentindo raiva, agonia e indignação, acho que foi justamente esse o propósito da autora: passar essa mensagem, ou melhor dizendo esse "aviso". O Ben claramente não é um exemplo a ser seguido, ele é um exemplo a ser evitado.
    Gostei muito de conhecer o seu ponto de vista! Estava curiosa para ler a sua resenha desse livro ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha, este livro parece ser ótimo, ainda não li ele, mais todas as resenhas que leio são super positivas, parabéns ficou ótima.
    A NC está sempre arrasando nas publicações. Cada livro mais lindo que o outro. Vale a pena pegar um livro tão caprichado na mãe e devorar a leitura.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink.

    ResponderExcluir
  15. Ja li várias resenhas sobre esse livro e sempre encontro as mesmas críticas sobre o protagonista. Estou querendo ler esse livro pra tentar ter uma opinião diferente. Mas vou ler sim, pra poder mudar meu conceito sobre esse livro.

    ResponderExcluir